Centeno mentiu na comissão de inquérito?

Santander volta a contradizer o que Centeno disse no inquérito ao Banif

António Vieira Monteiro diz que a colocação de dívida pública de 1,8 mil milhões de euros no Santander Totta era hipótese desde a resolução. O ministro já disse que a negociação foi apenas posterior.
O Santander e o ministro das Finanças continuam a dar respostas distintas sobre o financiamento de 1,8 mil milhões de euros que o Santander concedeu ao Estado após a resolução do Banif. Tudo por conta da origem desse financiamento.(…)

Ora, Mário Centeno, ministro das Finanças, já disse no Parlamento, mais precisamente na comissão parlamentar de inquérito, que a colocação de dívida foi “negociada posteriormente à resolução”.

Este financiamento foi concedido porque o Estado teve de gastar 1.766 milhões de euros da sua almofada de capital para limpeza do Banif no âmbito da resolução. Havia, então, de repor esta almofada e foi aí que o Santander fez um empréstimo, exactamente no mesmo montante, ao Estado.

Assim, neste momento, mantém-se uma ideia contrária às duas partes nesta colocação privada de dívida pública: o banco diz que a compra era uma hipótese desde Dezembro, tendo sido concretizada posteriormente; o ministro defende que a negociação não era uma contrapartida inserida na resolução e que foi negociada meses depois, quando foi necessário repor o dinheiro perdido.

7 pensamentos sobre “Centeno mentiu na comissão de inquérito?

  1. Revoltado

    Disparate; claro que foi o Santader a mentir. Também a comissão europeia, o banco central europeu, o PSD, o CDS lhe mentiram. Inclusivamente o Pai Natal lhe mentiu, pois não lhe trouxe o crescimento prometido.

  2. JP-A

    Só para o MP ouvir o senhor vai demorar mais meses do que as horas que a justiça dos EUA demorou a meter o Madoff na cadeia. Dizem que isto é uma espécie de estado de direito da UE, mas parece mais uma chamuça africana 🙂

  3. Com a esquerdalha é simples: se se quiser saber se estão a mentir basta olhar-lhes para os lábios, se se estiverem a mexer é porque mentem.

  4. JP-A

    Vou repetir-me: o fio do novelo vai ser a notícia da TVI, a fonte e o porquê de uma direção de informação decidir colocar uma notícia daquelas em antena.

  5. JP-A

    Note-se que o tipo que sabe ao pormenor como se vai comportar a economia até pelo menos 2020 é o mesmo que nem sequer acerta nos factos do passado recente. 🙂

  6. Ramires

    O ponto de interrogação foi, certamente, uma “gralha”…
    O palhaço é inimputável, ponto.

  7. lucklucky

    Algum deputado do PSD e CDS vai fazer alguma coisa com esta informação?

    Algum jornalista?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.