A homenagem da geringonça ao ditador Hugo Chávez

chacezamadora
Alfragide faz História. O momento glorioso da profunda união e irmandade que une os povos de Portugal e da Venezuela nas pessoas da Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares e do Embaixador venezuelano.

Um dia antes da útil inauguração da estação de metro na Reboleira (temos de aprender a viver sem carro) que liga os comboios da linha de Sintra à rede de Metro, a Câmara Municipal da Amadora, descerrou a placa toponímica Praça Hugo Chávez, na freguesia de Alfragide. A cerimónia que animou os admiradores de ditaduras populares -mesmo os mais adormecidos-, foi abrilhantada pelo senhor Embaixador da Venezuela em Portugal, o General en Jefe Lucas Rincón Romero.

O ditador imortalizado na placa de Alfragide levou à miséria o seu país regressou em espírito a Portugal e calou os pessimistas que o apontam como o responsável máximo pela falência de um país rico em petróleo, onde se deixou de trabalhar às Sextas para poupar energia, em que os supermercados oferecem prateleiras vazias a quem os visita – vencidas as enorme bichas – e onde a inflacção galopa alegre e a bom ritmo para os quatro digitos.
A sua herança é, sublinhe-se,  a todos os níveis, memorável: perseguição e existência de presos políticos, golpes progressistas, marcação cerrada e fecho dos media que ousam noticiar a realidade. Em jeito de conclusão: este enviado do socialismo merece todas as homenagens de quem não tem vergonha alguma.

30 pensamentos sobre “A homenagem da geringonça ao ditador Hugo Chávez

  1. Luís Lavoura

    A Câmara da Amadora é dominada pelo PCP. não tem nada que admirar que dê este nome a uma praceta de lá. O PS ou o BE dificilmente estarão (creio eu) de acordo com esta medida da Câmara da Amadora.

  2. Baptista da Silva

    André, as esganiçadas precisam de ocupar o tempo com causas fracturantes, não há nada para fazer…

  3. Luís Lavoura mais uma vez a arrotar postas de pescada.

    Câmara Municipal da Amadora
    Presidente: Carla Maria Nunes Tavares (PS)

    Em 10 Vereadores, 6 são do PS, 2 são da CDU e 2 são independentes.

  4. ruicarmo

    Só entendo a asneirada do Luís Lavoura se num autêntico regresso ao passado, “colocar” o comentário na altura em que ele era um adepto do Bloco de Esquerda.

  5. • Filha de Hugo Chavez – A Pessoa mais Rica da Venezuela
    • A herança deixada pelo caudilho Hugo Chávez, é calculada em US$ 2 bilhões de dólares.
    • Filha do defunto caudilho Hugo Chávez possui conta bancária nos Estados Unidos com mais de US$ 700 milhões de dólares.

  6. Campus

    Vocês estão a gozar! Alguém acredita que em Portugal se faça uma patifaria dessas aos portugueses? Esta noticia é uma brincadeira.

  7. «Será que a presidente da Câmara da Amadora também ouviu o passarinho? Se assim foi, entende-se…»

    É a primeira manifestação em Portugal do último estágio do socialismo antes do comunismo, o socialismo ornitológico.

    A URSS passou por ele em 1991, quando ouviu o canto do abutre, a 26 de Dezembro.

  8. Creio que mesmo relativamente ao BE, o Luís Lavoura se equivoca.
    Nos últimos tempos, e à medida que o descalabro venezuelano se vai mostrando mais evidente, têm vindo a adoptar a atitude marxista (variante Groucho) de assobiar para o lado, enquanto pensam em maneiras de dar a volta ao texto…
    Mas, até há bem pouco tempo, quando era para todos (excepto para os marxistas da corrente Karl) evidente que a Venezuela ia ser um desastre, não era esparsa a lista de encómios dispensada.
    Exemplos:
    http://www.esquerda.net/artigo/o-porqu%C3%AA-do-%C3%B3dio-ch%C3%A1vez/24923
    http://www.esquerda.net/artigo/bloco-destaca-papel-de-ch%C3%A1vez-na-luta-%E2%80%9Ccontra-o-imperialismo-e-contra-o-fmi%E2%80%9D/26969

  9. Se todos os dias a placa for coberta de ovos, tomates podres e outras culinárias que os socialistas da Venezuela podem apenas rememorar neste momento, podem crer que, mais cedo que tarde, a rua muda de nome.

    Alfragidenses, começa a liça agora. Não se esqueçam de tomates bem maduros e de dejectos de pássaro em abundância. Pichar e empenar a placa também não era ma ideia. Sugiro o uso de cola cianoacrilática — super cola 3 — mas apenas após limparem bem a superfície com álcool.

    (Um bocado de gelamonite era mais rápido e estrondoso, mas, caramba!, não há nada como a política dos tomates para relembrar quem não os tem de que um povo os colocou onde estão agora. E é mais divertido. 😉 )

  10. «Veja-se a “presidenta” da junta de Alfragide (pelos vistos eleita pela direitinha) que também lá esteve:»

    Por duas coisas se vendem — ou alugam — os políticos: por dinheiro ou por photo-ops, como eles as chamam. Os homens preferem o dinheiro, mas não desdenham a fotografia. As mulheres é ao contrário.

  11. A ignorância do sr, Luís Lavoura é obscena. Este sr. é tão entendido em política que não sabe que a Câmara da Amadora é presidida há muitos anos pelo PS. Os vereadores do PCP, não têm pelouro. Então seu direitinha porquê dizer que a Câmara é dominada pelo PCP? Eu pessoalmente tenho pena que o não seja, porque todas as autarquias em que o PCP tem a presidência, têm uma gestão exemplar.
    Fique-se com esta seu ignorante da M…

  12. Joao Macauze

    Parabens Hugo Chaves Merce ser homenagiado sim que acha que nao é porque é facista , Chaves lutou por bem estar dos povos de mundo incluindo o Portugues, muitos advogam a democracia e esconde muita sugeira por de tras disso, cada povo escolhe o sistema politico que quer e nenhum outro povo de outro Pais deve se menter , voces sao iguais a salazar que usou a Igreja Catolica para matar e Roubar em Africa e voces so lnovaram um pouco usam a Palavra democracia para fazerem o mesmo, que vos indicou policia de quem? Com que moral fazem isso ? Calem a boca facistas

  13. Miguel Oliveira

    Independentemente da opinião (pessoal) de cada um, que é válida segundo o seu ponto de vista, no meio disto tudo há várias incoerências, a maior de todas por parte do CDS-PP que se tem mostrado ser o maior crítico.

    Aquando a morte de Hugo Chávez, um pouco por todo o Pais foram votadas moções de pesar, sendo que na Amadora não foi excepção. A iniciativa, no caso da Amadora, partiu da CDU, sendo que esta moção foi acompanhada com uma intenção de atribuição de toponímia (julgo que a lugar a definir, à data). Neste caso, a votação foi favorável por todas as bancadas com excepção da bancada do CDS, que se absteve.

    Entretanto, no Ano passado, na Comissão de Toponímia (o CDS-PP faz parte – via coligação com o PSD), foi aprovada, entre outras, esta atribuição de toponímia. Esta é a maior incoerência, então na Comissão é aprovada esta atribuição e agora o CDS mostra-se indignado e ainda dá a entender que desconhecia?

    Fazendo uma busca pela WEB, não é difícil depararmo-nos com intervenções públicas dos lideres dos vários partidos, onde figuram lideres como Paulo Portas, Catarina Martins ou João Semedo (falo especificamente o caso do CDS-PP e do BE por são efectivamente os dois partidos, a nível local, que não concordam com esta atribuição).

    Caso do CDS-PP:
    http://www.jn.pt/politica/interior/paulo-portas-visitou-tumulo-de-hugo-chavez-3230318.html?id=3230318

    Caso do Bloco de Esquerda:
    http://www.esquerda.net/artigo/ar-aprova-votos-de-pesar-pela-morte-de-hugo-ch%C3%A1vez/27008

    Então à data da sua morte o Hugo Chávez foi alvo de vários “louvores”, e agora existe esta crítica?

    Outra crítica que tenho recorrentemente lido é o porquê da atribuição de uma placa de uma figura pública (neste caso mundial) que nada tem de relacionado com Alfragide/Amadora. Bom, o que não falta em Portugal são nomes de avenidas, ruas e afins com nomes de figuras que nada estão ligadas às localidades onde são atribuídas. Trata-se, quanto a mim, tão somente de fortalecer as boas relações diplomáticas e/ou históricas.

    Para além do mais, a Câmara da Amadora, tem feito por atribuir nomes usando figuras locais. No caso de Alfragide foram por exemplo atribuídas a rua Mário Bettencourt Resendes e a Praça Armando Pinheiro, duas pessoas de relevo em Alfragide. Outras atribuições são igualmente extremamente importantes, como por exemplo a Praça Maria Manuela Santos, uma das demasiadas vitima de violência doméstica, que geralmente as pessoas tendem a esquecer, mas que a CMA fez questão de a eternizar fazendo esta pequena homenagem. Deste tipo de “coisas” não vejo a devida valorização.

    Resumindo: nem tudo pode servir para jogo político.

  14. lucklucky

    “Infelizmente não é só a geringonça ou os parceiros do esquerdalho totalitário. A direitinha envergonhada também alinha nestas vergonhas.”

    Ora aí está o segundo maior problema de Portugal.

  15. Pingback: Cuba jovem e revolucionária – O Insurgente

  16. Pingback: A fuga do paraíso cubano – O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.