Leitura recomendada

Escritora saudita questiona como reagiriam muçulmanos se terroristas cristãos se fizessem explodir no meio deles.

A autora é Nadine Al-Budair, saudita. A tradução é de Romeu Monteiro.

(…) “Imaginem um jovem ocidental a vir aqui e a levar a cabo uma missão suicida numa das nossas praças públicas em nome da Cruz. Imaginem que dois arranha-céus haviam colapsado numa capital árabe, e que um grupo extremista cristão, vestindo roupas do milénio passado, haviam assumido responsabilidade pelo evento enquanto destacavam a sua determinação em ressuscitar ensinamentos cristãos ou decisões cristãs, de acordo com a sua percepção, para viver como no tempo [de Jesus] e dos discípulos, e para implementar certos edictos de teólogos cristãos…

“Imaginem ouvir as vozes dos monges e dos padres nas igrejas e lugares de oração, dentro e fora do Mundo Árabe, gritando em altifalantes e fazendo acusações contra muçulmanos, chamando-os de infiéis, e cantando: ‘Deus, elimina os muçulmanos e derrota-os a todos.’

“Imaginem que havíamos oferecido a um número incontável de grupos de estrangeiros vistos de turismo e residência, cartões de identidade, cidadania, bons empregos, educação gratuita, cuidados de saúde modernos gratuitos, segurança social, e por aí fora, e depois disso um membro de um desses grupos surgia, consumido por ódio e por sede de sangue, e matava os nossos filhos nas nossas ruas, nos nossos prédios, nos escritórios dos nossos jornais, nas nossas mesquitas e nas nossas escolas. (…)

Anúncios

8 thoughts on “Leitura recomendada

  1. Fernand Personne

    Eles querem lá saber: são dogmáticos, pensam que têm a razão e averdade toda e que os outros não!

  2. Renato Souza

    Guna

    Já que falou no Iraque, é forçoso notar que a imensa maioria das mortes de civis ocorridas no Iraque, foram causadas por muçulmanos.

    E de qualquer forma, não, não foi isso que aconteceu no Iraque. Expresse sua inconformidade com as ações dos ocidentais no Iraque de outra forma. Note que a autora citada é muçulmana e não viu semelhança nenhuma entre o que ela imagina e o que aconteceu no Iraque.

  3. jo

    Imagine o que diriam os cristãos se os muçulmanos bombardeassem cidades inteiras com aviação para apoiar políticos que lhe são favoráveis.

    Ou que caçassem os opositores ocidentais bombardeando com drones ajuntamentos e casas de civis onde sabem que eles estão.

    Ou que tivessem países interruptamente ocupados com exércitos há mais de 30 anos, como acontece com o Afeganistão por ex. (os russos são cristãos).

  4. Algarvio

    Isto é Ética, Carácter e Justiça.
    Aplaudo esta análise lúcida e profundamente realista.

  5. Renato Souza,

    “é forçoso notar que a imensa maioria das mortes de civis ocorridas no Iraque, foram causadas por muçulmanos.” Não vale a pena discutir a (hipotética???) responsabilidade da “coligação dos determinados” no que sucedeu no Iraque pós-invasão, mas gostava de perguntar-lhe se é capaz de pôr números na “imensa maioria” e respectiva minoria? E se inclui feridos, estropiados e vítimas devido à ausência de saneamento/hospitais/etc. destruídos durante a legalíssima invasão? Repare na palavra ***invasão***. Repare que o jovem presidente católico-apostólico, perdão, a coligação dos determinados, levaram a cabo cerca de 30000 (trinta MIL) bombardeamentos, incluindo o uso de: fósforo, urânio empobrecidos, bombas de fragmentação e napalm em zonas urbanas. Tem razão, as semelhanças são poucas.

    G. W. Bush é um cristão-renascido… Eu não dúvido que o que aconteceu no Iraque pouco se deveu à religião do cowboy, mas a narrativa fica muito fácil. É óbvio, talvez não para si, que na ausência de justiça as acções do ocidente forneçam toda a propaganda necessária para formar tal narrativa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s