Kasparov sobre Sanders e o socialismo

Kasparov, o campeão de xadrez, sabe bem do que fala. Experienciou o socialismo na primeira pessoa. Não fantasiou em nenhum livro e ninguém lhe contou.

«Aprecio a ironia de ter fãs do Bernie Sanders a darem lições a mim, ex-cidadão soviético, sobre as vantagens do Socialismo e o que isso significa. O Socialismo soa bem em discursos e no Facebook, mas deixem-no aí. Na prática, o Socialismo corrói, não apenas a economia, mas o próprio espírito humano, a ambição e as conquistas que tornaram o capitalismo moderno possível e retiraram milhares de milhões de pessoas da pobreza. Falar de Socialismo é um enorme luxo, um luxo pago com os sucessos do capitalismo. A desigualdade salarial é um problema enorme, certamente. Mas a ideia de que a solução é mais governo, mais regulação, mais dívida e menos risco é perigosamente absurda.»

4 thoughts on “Kasparov sobre Sanders e o socialismo

  1. Baptista da Silva

    Já tinha lído e comentado, ou seja,nada a acrescentar.

    Que fiquem pelos facebooks e afins.

  2. Lucas Galuxo

    Sanders não enaltece o exemplo do socialismo soviético. Várias vezes o ouvi foi a descrever as virtudes da sociais democracia em países escandinavos.

  3. Kubo

    > “Falar de Socialismo é um enorme luxo, um luxo pago com os sucessos do capitalismo”, diz Kasparov.

    Certeiro! Desse luxo se alimenta, embevecida, a sempre caviar “Esquerda Caviar” dominante…

  4. > “Sanders não enaltece o exemplo do socialismo soviético. Várias vezes o ouvi foi a descrever as virtudes da sociais democracia em países escandinavos.”

    A lengalenga costumeira dos socialistas/bloquistas envergonhados na típica idiotice útil da vacuidade…

    Rodrigo Constantino foi acutilante…:

    – “Alguns dizem que o modelo de inspiração é a Escandinávia. Que piada! O próprio Kasparov responde: esses países nórdicos primeiro ficaram ricos com o capitalismo liberal, e depois se deram ao luxo de construir uma rede de proteção ampla, tomando o cuidado de não matar o espírito empreendedor capitalista. Eu digo que não conseguiram fazer isso muito bem e tiveram que reformar seu “welfare state”. Hoje esses países têm altos impostos, mas mais liberdade econômica do que a maioria dos países da OCDE. Vai explicar isso aos idiotas que adoram Sanders…”

    – “O mais irônico ainda são algumas respostas. Tem um sujeito que ataca a “ignorância” de Kasparov por se ligar numa palavra – o socialismo – sem entender que Bernie Sanders defende o “socialismo democrático”, ou pior, o “livre-mercado socialista”. Seria cômico, não fosse trágico. Essa gente não sabe que todos os socialistas diziam a mesma coisa, basicamente? Que nenhum disse “olha, vamos instaurar um regime opressor totalitário”? Que esse foi o resultado inevitável de seus métodos?”

    [http://is.gd/AiDzgK]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s