«Neoliberalismo: uma ciência de taberna»

Muito bem o Gabriel Mithá Ribeiro. Não existe tal coisa como o neoliberalismo, é meramente um termo pejorativo, ainda por definir, para tentar descredibilizar o locutor — bem vistas as coisas, como «socialista» ou «comunista», já agora, embora estes dois termos existam e estejam bem definidos no contexto da ciência política, e sejam uma crítica efectiva, com sentido ontológico. Que meia dúzia de malucos o use, enfim, é irrelevante. Que os manuais escolares sirvam para remoque e propaganda é que é lamentável.

“Neoliberalismo – (…) Defende a intervenção mínima do Estado nos assuntos económicos e sociais, a adoção de políticas de austeridade (redução das emissões monetárias e das despesas públicas). O neoliberalismo valoriza o investimento privado e defende uma política fiscal, assente na baixa de impostos. Promove a desregulação do sistema financeiro e do mercado de trabalho. Considera que o desenvolvimento económico se consegue através da livre concorrência, da abertura dos mercados e da livre circulação de capitais.”

Tal e qual num manual de história do 12º ano em vigor (Alexandra Fortes; Fátima Freitas Gomes; & José Fortes, 2015, ‘Linhas da História 12 – Parte 3’, Lisboa, Areal Editores, p.102). Definição sustentada num conjunto de ‘conceitos estruturantes’ de matriz semelhante que confere densidade teórica e científica ao ensino da história: ‘democracia popular’, ‘neocolonialismo’, ‘nacionalizações’, ‘contracultura’. Entre outros.

One thought on “«Neoliberalismo: uma ciência de taberna»

  1. Baptista da Silva

    Eu lí o artigo na integra e só posso concordar, a esquerda ouve ventos e planta tempestades. Experimentem perguntar a pessoas no café ou na rua o que é Neoliberal, resposta:

    É a direita salazarista que rouba os pobres, os banqueiros ladrões e a direita.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s