A PàF perdeu votos ao centro para o PS?

O comportamento do PSD nas últimas semanas parece ir de encontro à ideia de que a PàF, ou o PSD, andam a perder votos ao centro (para o PS). O lema da recandidatura de Passos Coelho parece indicar exactamente a mesma coisa. Felizmente há uma forma simples de testar isso. O PS ganhou votos nas últimas eleições em relação a 2011. Se, de facto, os tivesse ganho ao PSD então encontraríamos uma correlação entre os votos ganhos pelo PS e os locais onde o PSD teve mais votos em 2011. Em baixo podem ver esta análise. No eixo horizontal temos o resultado (em %) do PSD em 2011 em cada concelho. No eixo vertical temos o aumento dos votos no PS nesse concelho.

Resultados do PSd em 2011 versus ganho de votos do PS em 2015 (por concelho)

PSS
Como se pode ver, não existe qualquer correlação. Mas então, para onde foram os votos do PSD. Para responder a isso, poderemos ver outro gráfico em baixo em que no eixo horizontal continua o resultado do PSd em cada concelho em 2011. Mas desta vez, o eixo vertical tem a % de eleitores que deixaram de votar de uma eleição para outra.

Resultados do PSD em 2011 versus decréscimo no número de eleitores (por concelho)
abs
A correlação é tremenda e visível a olho nu. Foi nos concelhos onde o PSd teve um melhor resultado em 2011 que a abstenção mais aumentou. Nos concelhos onde o PSd teve os piores resultados em 2011, a abstenção praticamente não aumentou. Já os concelhos onde o PSD teve resultados acima de 50% foram aqueles em que a abstenção mais aumentou. A correlação mantém-se se restringirmos a análise aos maiores concelhos ou eliminarmos algumas regiões. O PSD perdeu votos para a abstenção, provavelmente pessoas insatisfeitas com o enorme aumento de impostos.

Passos pode estar à procura de votos no lado errado.

15 thoughts on “A PàF perdeu votos ao centro para o PS?

  1. Manuel Ribeiro

    1- Coeficientes de correlação?
    2- Qual é o diagrama entre a variação do psd e do be por concelho?

  2. André Miguel

    Mas é que está mesmo! Passos ganhou 2011 porque passou uma imagem de liberal, de alguém com vontade de contrariar o estatismo vigente. Apelar ao socialismo para mudar os males que o socialismo nos fez não me parece boa receita.

  3. Tiago Sousa

    Carlos, podia, por favor, indicar os valores das estatísticas-t (ou os valores-p) associados aos coeficientes do declive? É necessário perceber se os declives são estatisticamente diferentes de zero. Como está a usar o Excel, pode fazer a regressão através do “analysis toolpack”. Obrigado!

  4. Tretas

    Caríssimo, R2 onde está?
    Caríssimo, t student, pvalue onde está?
    Summary output, senão não passa de uma linha LINEAR de tendência.
    Bem só digo isto porque não acredito no outcome. O PSD está numa caverna que já nem as sombras vê. Está a rezar para que no curto prazo o exterior parta isto tudo. Senão tem de mudar as mulas, dado que, de cocheiro já está programado. Mulas não é inocente, dado que cavalos não os vejo nem o eleitorado os Íria querer. Bem…

  5. Carlos Guimarães Pinto

    Manuel Ribeiro,

    Os coeficientes de correlação são -14% para o gráfico do PS e 42% para o gráfico da abstenção. O do BE já fiz também e também é interessante, mas fica para outro post:)

  6. Carlos Guimarães Pinto

    Miguel Madeira, o número de recenseados em Portugal só aumenta, não diminui. Entretanto vi que publicaste o gráfico para o BE. Estava a preparar-me para fazer o mesmo.

  7. Pedro S

    CGP, não seria mais exacto ver se existe uma correlação entre o DeltaPSD e o DeltaPS de uma eleição para a outra?

  8. Pedro S

    Caro CGP,

    Consegui encontrar os dados brutos de 2011 em http://www.dgai.mai.gov.pt/files/conteudos/file/administracao_eleitoral/Legislativas2011/AR_2011_Globais.xls

    No entanto, não encontro nenhuma folha de cálculo com os dados de todos os concelhos para as eleiçẽos de 2015. Posso o0btê-los um a um em http://www.eleicoes.mai.gov.pt/legislativas2015/territorio-nacional.html, mas não me sinto particularmente masoquista hoje. Podia dizer-me de onde osconsegui encontrar?

  9. Eu também acho que faria mais sentido uma comparação entre a variação dos partidos (talvez em pontos percentuais) – eu até tive para dizer isso no meu post, mas depois esqueci-me.

    De qualquer maneira, poderia ser interessante que o CGP escrevesse à mesma o tal post sobre o BE, já que no meu eu acabei por não fazer interpretação nenhuma.

  10. A respeito dos recenceados – em 211 concelhos o número de inscritos desceu, mas a correlação desse efeito com a votação do PSD é tão pequena que realmente não será por aí.

  11. Pedro S

    Muito obrigado pela ligação, Miguel Madeira!

    Já tenho as correlações com os valores absolutos. A variaçã da PaF tem uma correlação negativa fortíssima (-0.94 e -0.91) com a variação dos pequenos partidos e do BE, respectivamente. Tem uma correlação negativa elevada (-0.83) com a variação do PS, e correlação positiva com a variação da abstenção (0.45). A correlação da variação da abstenão com a variação dos outros partidos é negativa. Podem ver os gráficos e as correlações em:
    http://sussurosnoeter.blogspot.com/2016/02/a-paf-perdeu-votos-para-abstencao-ou.html

  12. Carlos Guimarães Pinto

    Pedro S, a sua análise tem um erro grave. Não se pode fazer correlações entre números absolutos para variáveis diferentes. Os seus coeficientes de correlação são tão grandes porque boa parte dessa correlação deve-se à dimensão de cada concelho (que é a +- a mesma de ano para ano). Isso faz com que as correlações sejam sobrevalorizadas e até pode transformar correlações negativas em positivas. Só para ficar claro: analisando concelhos de tamanho diferente, não pode cruzar dados absolutos de duas variáveis diferentes. A análise está incorrecta. Tem um grave problema de endogeneidade.

Deixar uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s