Um primeiro-ministro muito representativo

Quando o primeiro-ministro – no que parece revelar-se bastante representativo do país da iliteracia financeira ao nível da cauda foi 3º mundo – afirma que «nós vamos fazer a consolidação orçamental que os senhores não fizeram ao longo destes anos», não deixa de ser irónico que a melhor síntese do que foi a consolidação ao longo dos cinco anos terminados em 2015 esteja no relatório do OE2016 (pág. 30), que eu aqui reproduzo acrescentando-lhe apenas a coluna dos resultados acumulados.

Síntese

Uma redução do saldo primário (sem juros) estrutural – isto é, sem medidas extraordinárias e sem componente cíclica – de 8,4 pontos percentuais do PIB em cinco anos (1,7 pontos em média anual) não tem, de facto, paralelo na nossa história, e provavelmente muito poucos paralelos no resto do mundo.

Mas também não tinha paralelo na nossa história a situação catastrófica herdada: um défice nominal acima dos 11% do PIB, um défice estrutural próximo dos 9% do PIB.

Ah e tal, com o enorme aumento de impostos e mais não sei o quê.

Mais uma vez a melhor e a mais atualizada síntese está no relatório do OE2016 (pág. 31). Neste caso basta reproduzir, porque é feita a síntese para os cinco anos.

Composição

Ou, como o próprio relatório relata, «a despesa primária estrutural contribuiu em cerca de 60% para a consolidação orçamental, reduzindo-se 5,2 p.p. do PIB entre 2010 e 2015, tendo a receita estrutural contribuído com os restantes 40% ao aumentar 3,2 p.p. do PIB».

Sendo as coisas o que são, talvez não seja exigível a António Costa que leia o relatório do seu OE; ou, que o tendo lido, o tenha compreendido.

3 pensamentos sobre “Um primeiro-ministro muito representativo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.