Portugal em 111º lugar no ranking de Literacia Financeira

 

 Não é que o nível de literacia financeira necessariamente explique que mais de metade dos eleitores votem na esquerda. Da mesma forma que o nível de álcool no sangue de um indivíduo pode não explicar este ter dançado a macarena pelo vazio da calçada muda às 4 e pico da manhã. Estas conjecturações de causas são como as bruxas: eu não me acredito muito, mas que as há, há.

Deste modo, a ComparaJá efectua aqui uma análise a um estudo da Standard & Poors em que Portugal – surpreendam-se – obteve a honra do 111º mundial a nível da literacia financeira – tendo em conta quem tem sido votado como melhor escritor do país imagine-se o resultado em literacia no geral.

O nosso leitor pode por bem responder a um questionário da ComparaJá, semelhante ao da S&P, talvez numa tentativa de salvar a pátria e a figura. Só lhe pedimos que não passe o link aos seus amigos, colegas e familiares afectos à esquerda militante ou à direita keynesiana, que a impressão já não é a melhor e é de bem, para inglês – ou alemão – ver, não revelaras receitas da nossa falência – económica e cultural.

 

5 pensamentos sobre “Portugal em 111º lugar no ranking de Literacia Financeira

  1. Sem querer dizer que a literacia financeira portuguesa é boa, o survey que a mede de certeza que não é. O suposto inquérito apresenta 9 perguntas, mas 5 são questões demográficas e não sobre a literacia. Em duas das 4 perguntas que tem realmente a ver com literacia financeira, a pergunta é ambígua – não é fornecida a informação se os juros capitalizam ou não, o que significa que não é possível responder a ela de forma acertada (a menos que seja considerada como correta a resposta “não sei”).

  2. Rodolfo

    Há qualquer coisa errada com o questionário, pois não há igualdade de género. Pelo que diz o artigo, os homens são melhores que as mulheres, no teste. É criar obrigar o site a ‘equalizar’ os resultados.

  3. Pingback: Um primeiro-ministro muito representativo | O Insurgente

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.