WTF?

kafka2

Há alguns anos tinha um indicador de que em seis meses haveria uma queda na actividade. Era Setúbal. Quando lá começava a haver retracção no comércio era certinho que seis meses depois era generalizado no país inteiro. A zona de Setúbal e próxima (Barreiro, Montijo, Palmela) era sempre o primeiro sítio a levar pancada e já nos anos 90 era assim. De 2000 para 2001 e de 2002 para 2003 funcionou como um relógio suíço. Setúbal caiu, seis meses depois caiu o país todo.

Desde 2009-2010 perdi o indicador dos problemas, tudo isto entrou em queda. A partir do primeiro trimestre de 2014 senti uma recuperação que começou no Norte. Andavam algarvios, alentejanos e lisboetas deprimidos (tive com eles dias de me apetecer desistir) e a Norte dar com clientes animados e a crescer. Quero no entanto crer que, apesar de a partir do segundo semestre esse optimismo se ter alargado ao país todo, não foi indicador de nada. Por qualquer razão, a Norte recuperou-se algum optimismo antes de ele se estender ao resto. Isto porque se foi indicador, está na altura de pôr o cinto de segurança. Parece parvo mas o facto é que este mês/trimestre, a coisa virou ao contrário, se a Sul e na Grande Lisboa, há optimismo e esperança, a Norte há cuidado, mais rigor e algum temor. Não sei o que pense disto.

6 thoughts on “WTF?

  1. Pedro Alves

    Simplificando: o Norte industrial e comerciante vive de e para a economia real. O Sul da macrocefala Lisboa, das sindicalizadas empresas estatais, dos grupos de interesses e pressão política vive do orçamento de estado. Cada vez mais irreconciliáveis….

  2. Sim. A leitura é muito simples: quem é livre e independente tornou-se um alvo a a abater pelo sistema cleptocrárico. Quem depende do Estado entrou em regime de bonança.

  3. Simon Templar

    Surprese, falta acrescentar a ligação entre as 2 frases: “O alvo a abater sustenta quem depende do Estado”.

  4. Pingback: Bostas | O Insurgente

Deixar uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s