Um orçamento opaco como nunca

opax

Já li muitos relatórios do orçamento do estado. Posso garantir que nunca li um documento tão opaco como este. Não sou eu apenas que o digo. No seu parecer preliminar ao OE2016, diz a UTAO, logo a abrir:

Ao abrigo da Lei 13-A/2010, no dia 5 de fevereiro, a UTAO solicitou informação aos serviços do Ministério das Finanças (GPEARI) com o objetivo de suportar a análise efetuada no presente parecer. Não foi recebida qualquer resposta até à data de conclusão. Entre outros esclarecimentos, os elementos solicitados referem-se aos seguintes:

– valor do PIB e das componentes em termos nominais e em volume para 2015 e 2016, em milhões de euros;


– identificação das medidas de discricionárias e das medidas one-off consideradas em 2014, 2015 e 2016 e quantificação do impacto de cada medida nas rubricas da receita e da despesa em contas nacionais, em milhões de euros;

– dívida pública de Maastricht em milhões de euros para 2015 e de 2016, bruta e líquida de depósitos da administração central;


– contribuições sociais imputadas, em valor, para 2015 e 2016;


– quadros do esboço orçamental, em conformidade com a proposta do OE.

Um orçamento onde não é possível saber com que PIB estão as Finanças a trabalhar, ou em quantos euros estão orçamentadas as contribuições sociais, serve para quê? A ideia é esconder o quê e de quem? Não se consegue perceber.

One thought on “Um orçamento opaco como nunca

  1. chipamanine

    Este papel não é um documento e uma charada para entreter as pessoas a descobrir os erros e incongruências. …saudades da última página do diário popular descubra as diferenças centeno resolve ou não…. é a vontade do freguês.

Deixar uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s