Afinal, quem é que mentiu a Bruxelas?

Screen Shot 2016-01-31 at 2.54.29 PM

João Galamba diz na sua página de Facebook (algo que Jerónimo de Sousa, António Costa e o representante do PS no Expresso já repetiram) que o governo anterior andou a “enganar Bruxelas”, dizendo que cortes temporários eram definitivos, porque se fossem temporários não poderiam contar para o défice estrutural.
Mas voltemos 5 anos atrás, quando o PS preparou o Orçamento de Estado para o fatídico ano de 2011. Nesse orçamento, o PS apresentou a Bruxelas uma descida de 4,1 pontos percentuais no défice estrutural como podem ver em baixo.
Screen Shot 2016-01-31 at 3.04.49 PM

Como é que o PS conseguiria baixar o défice estrutural neste valor? Qual a medida que, segundo o governo da altura, mais iria contribuir para a queda do défice estrutural? Adivinharam: o corte extraordinário de salários na função pública (aliás, o único ainda em vigor). Vejamos o que dizia o orçamento de estado para 2011 em relação a estes cortes:

Uma medida como a da redução remuneratória só é adoptada quando estão em causa condições excepcionais e extremamente adversas para a manutenção e sustentabilidade do Estado Social. Não se pretende instituir qualquer tipo de padrão ou retrocesso social, mas sim assegurar a assumpção das responsabilidades e dos compromissos do Estado português, quer internamente, continuando a prestar um serviço público de qualidade, quer internacionalmente, desde logo na esfera da União Europeia, no quadro do Pacto de Estabilidade e Crescimento.
(…)
Neste âmbito, o esforço de assegurar a sustentabilidade, (…), sobre os trabalhadores abrangidos pela medida da redução remuneratória, que se traduzirá na diminuição de 5% da massa salarial global do sector Estado.

Ou seja, se alguém tivesse, de facto, mentido a Bruxelas teria sido, em primeiro lugar, o PS. Ou, nas palavras mil vezes repetidas na imprensa, ou o PS enganou Bruxelas ou enganou os portugueses. Convinha olhar para a história antes de aldrabar os portugueses com narrativas manhosas deste tipo.

10 pensamentos sobre “Afinal, quem é que mentiu a Bruxelas?

  1. José7

    Lá no PS está em curso um campeonato de mentiras para encontrar o maior aldrabão de sempre. A luta pelo título está renhida.

  2. Pedro Sousa

    Visão futebolística da política. Como o PS já mentiu, o PSD mentir não é relevante. Porque a notícia é a mentira, e não quem ganhou o concurso de mentir primeiro.

  3. Carlos Guimarães Pinto

    Está enganado, caro Pedro. Não percebeu o post. Eu acho que ninguém mentiu. A única mentira é a actual sobre o facto de alguém ter mentido. Dito de outra forma: prova de que ninguém mentiu é que ambos disseram a mesma coisa. Ficou claro?

  4. Pingback: Com excel, até a água sobe escadas (e o défice é o que Centeno quiser) | O Insurgente

  5. Kubo

    Para além do óbvio sofisma tentado inculcar aos incautos:

    O sofisma: Tornar ‘estrutural’ sinónimo de ‘definitivo’ – quando são conceitos dissimilares e independentes entre eles. Há estruturas que são provisórias e estruturas que são definitivas!
    Os sofismas são muito utilizado pelo Costa das Castas dominantes – e por estas tido por sagacidade política.

  6. Pingback: Afinal, quem é que mentiu a Bruxelas? (2) | O Insurgente

  7. Gabriel Órfão Gonçalves

    Estes cortes já foram “repostos”? Não foram / são inconstitucionais? Responda quem souber.

  8. Será que é assim tão relevante? Não me parece e parece mais uma cortina de fumo sobre as divergências entre o orçamento do governo e Bruxelas. Place your bets gentleman

  9. Um_politico_que_nunca_mente

    É triste ver os comentários, em vez de abrirem os olhos acusam o PS de mentir isto e mentir aquilo. Andaram 4 anos a chorar que queriam que o governo se fosse embora, nas eleições votaram nos mesmos e mesmo quando tinham, finalmente, um parlamento verdadeiramente de esquerda, queixaram-se que não deixaram os outros que já lá estavam governar.

    A sério, cada vez mais me dou conta que o português para além de burro, é estúpido, idiota, cego e um carneirinho muito fácil de amestrar.

    Basta ver como Marcelo Rebelo de Sousa ganhou com tanta facilidade, porque sorri e leva a marmita para cortar o cabelo a outra senhora e o burro vota nele porque é famoso e simpático, aposto que mais de metade das pessoas que votaram nele nem sabem que ideias políticas tem, apenas dos livros que falava no final do seu comentário semanal durante a sua campanha de 16 anos para a presidência da república.

    Portanto querem mudanças, mas votam na mesma coisa mas com cara diferente. Pior, nas legislativas nem votaram diferente, votaram nos mesmo ladrões que já lá estavam, apenas porque eles disseram que o PS era mentiroso. Agora é o que se vê, cada tiro, cada mentira descoberta do PSD/CDS-PP… Que lindo.

    E giro também é ver as televisões a fazer o serviço do PSD/CDS-PP, escrutinando tudo o que o PS agora faz, mas nem metade dessa atenção tinham quando lá estava o PSD e o tal “partido centrista” o CDS.
    E já agora, essa é a piada do ano, CDS partido centrista???? Onde??? Só se for nos reinos de narnia… É como agora anda nas bocas de todo o jornalista, o Bloco e o PCP são “esquerda radical”, ó filhos, se eles fossem esquerda radical nem aceitavam negociar com o PS, era tudo a eito e faziam-se ao poder sem espinhas.

    É impressionante como podem roubar a carteira ao português nas barbas dele que ele quando chega a polícia acusa-a de não ter lá estado para impedir o furto. E no dia seguinte volta a ver a pessoa que o roubou e faz uma manif para que as pessoas não se queixem de estar a ser roubadas. hahahahaha

    Continuem assim que vão bem, o português memso que lhe abanem com a prova na cara, mostre videos a provar que mentiu, vão continuar a apoiar apenas porque algum engravatado disse que é mentira (sem apresentar provas).

    Vá, vão lá fazer uma manif a pedir para tirar o governo “ilegítimo” do poder, mas antes aprendam o que é a constituição antes de fazerem figura de BURROS.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Google

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Facebook

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.