Grandioso passatempo Insurgente – Resultados

Apurados todos os votos, chegou a altura de dar a conhecer o verdadeiro vencedor da noite de ontem: o leitor com a previsão mais acertada dos resultados finais. O grande vencedor é o leitor Bruno Miguel! Pode-nos enviar a morada para o e-mail do blog (correioinsurgente@gmail.com) para poder receber o seu prémio. Menção honrosa para os leitores André Garcia (2º) e Pedro Mendes (3º)

Mais uma vez, os leitores do Insurgente mostraram uma capacidade de previsão acima da média, apesar de alguns resultados terem sido verdadeiramente inesperados. Por pontos:

Os leitores acertaram na votação exacta de Marcelo Rebelo de Sousa, incluindo a casa decimal: 52,0%. Nenhuma sondagem, incluindo as sondagens à boca das urnas, conseguiu este nível de precisão.

– Ao contrário das casas de sondagens que desvalorizaram a candidatura de Tino de Rans (a Eurosondagem deu-lhe 0,4% na última sondagem), os leitores acertaram em cheio no 6º candidato mais votado.

– A votação de Maria de Belém surpreendeu muitas pessoas, incluindo os nossos leitores. Apesar de terem previsto uma votação mais próxima dos resultados finais do que as sondagens disponíveis quando o concurso começou, as últimas sondagens (disponibilizadas já com o concurso a decorrer) aproximaram-se mais da votação de Maria de Belém do que a previsão dos leitores.

Assim, a sabedoria colectiva dos leitores do Insurgente revelou-se, mais uma vez, como um método muito eficaz de previsão de resultados eleitorais. Obrigado a todos!

7 pensamentos sobre “Grandioso passatempo Insurgente – Resultados

  1. Luís

    Se uma pequena percentagem de eleitores sensatos tivessem seguido o conselho do Carlos para votarem apenas na segunda volta, neste momento tínhamos uma segunda volta com sampaio da novoa pela esquerda. Carlos, espero que tenha servido de lição para se perceber que não se brinca com os votos.

  2. Carlos Guimarães Pinto

    Luís, neste momento teríamos uma segunda volta em que o candidato único da Geringonça seria derrotado clamorosamente por Marcelo. E teríamos menos comentadores a dizer que a vitória de Marcelo é uma indicação para os partidos de direita se moderarem (ou seja, para serem menos socialistas). É um dos dramas deste regime a direita estar sempre no bolso do mal menor. Por isso é que somos um país tão inclinado à esquerda.

  3. Luís

    Pelos vistos o Carlos continua a querer brincar. A experiencia diria que o que a esquerda estaria agora a dizer é que
    1. a não vitória de Marcelo à primeira volta era uma grande derrota de Marcelo e da direita
    2. que essa derrota mostrava que o facto de Marcelo ter , contranatura, piscado o olho à esquerda, mostrava que a sua falsidade não tinha compensado
    3. Que ele seria frontalmente derrotado na segunda volta, em conformidade com a posição do povo português nas legislativas.
    Ainda bem que a maioria do eleitorado não socialista teve bom senso e não foi na conversa do Carlos.
    Cumprimentos

  4. Carlos Guimarães Pinto

    O ponto 2 está correcto. O ponto 3 está absolutamente errado. Se Marcelo não tivesse ganho por falta de comparência da direita, ganharia na segunda volta, quando essa falta de comparência fosse colmatada. Os 2% que deram a maioria absoluta a MArcelo tanto a teriam dado à primeira como à segunda volta. Até Freitas subiu a sua votação da primeira para a segunda volta. Basta fazer as contas. Em 1986, na primeira volta, os candidatos de esquerda, juntos, tiveram 54% dos votos. No Domingo tiveram 41%. Mesmo que o candidato da esquerda os aguentasse todos, o que nem em 1986 aconteceu, perderia clamorosamente. Sampaio da Nóvoa afirmar-se-ia como o candidato do Tempo Novo e da Esquerda Unida, o que tornaria a sua derrota ainda mais simbólica. A classe política aprenderia que os votos da direita também têm que ser conquistados. Marcelo seria presidente na mesma e as eleições teriam gerado efeitos políticos diferentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.