Sondagem Expresso/Eurosondagem

1. O que mais salta à vista nesta sondagem são os paupérrimos resultados dos candidatos do universo socialista (refiro-me ao PS). Junto, tem apenas 33% das intenções de voto o que equivale às votação total do PS nas últimas legislativas. Muito mau.

2. Caso se confirma (pelo menos) a ordenação do resultado dos candidatos, pela segundas eleições consecutiva o BE fica à frente do PC. Caso para os últimos repensaram a sua estratégia recente?

Expresso220116-sondagem

5 pensamentos sobre “Sondagem Expresso/Eurosondagem

  1. sam

    O PC está com dificuldades em arranjar “gajas boas” como o BE.
    O melhor que consegue é a Rita Rato: acéfala.

  2. Charlie

    Mesmo em coligação, sim porque SdN é o candidato preferencial do eleitorado do PC, BE e outras coisas ainda mais estapafurdias, não vão alem dos 33%. Se ainda conseguissem juntar ai uns 51% eram bem capazes de lembrar de alguma coisa para repetir a golpada eleitoral de Outubro.

  3. Miguel A. Baptista

    Sampaio da Nóvoa veio para unir a esquerda, ou melhor as esquerdas, e visivelmente não o conseguiu. Teve o apoio oficial do PCTP e do Livre e o oficioso da linha costista do PS mas o PCP e o Bloco fizeram questão de marcar a sua autonomia.

    Penso que a “culpa” dessa não-união não foi de Sampaio da Nóvoa. Ele até teria as características certas para facilitar essa união. Ora vejamos:
    – É palavroso com a grandiloquência que a esquerda gosta.
    – Não está associado a nenhum partido em particular, pelo que poderia ser “adotado” por todos sem sentimento de cedência.
    -Vem de um meio, a universidade, face ao qual a esquerda tem uma reverência bacoca (veja-se Boaventura, Pablo Iglesias…). Já agora essa reverência bacoca é partilhada com alguma direita.

    E porque não funcionou essa união? Simplesmente porque o PC e o Bloco não quiseram. Para Costa tal seria um seguro de vida e como tal ele estaria disposto a “vender a mãe” ou a alma se esta ainda lhe restasse.

    No entanto o PC e o Bloco têm medo do “abraço do urso”. Por isso fazem questão de manter a sua autonomia bem clara. Quando Cortez chegou ao Novo Mundo queimou os barcos para que os marinheiros não tivessem a tentação de regressar à velha Europa. O PC e o Bloco fazem questão em manter os seus barcos em perfeitas condições de navegabilidade.

  4. Duarte

    Afectando a sondagem com o respectivo coefficiente de abstenção (aprox. 60%) teremos:
    Marcelo 22%
    Novoa 7,6%
    Belem 5,3%
    Matias 2,1%
    Edgar 5,1%
    Morais 0,9%
    Neto 0,4%

  5. Joaquim Amado Lopes

    Duarte,
    Está a dizer que, “Afectando a sondagem com o respectivo coefficiente de abstenção”, a votação baixa para todos os candidatos menos para Edgar Silva?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.