Ensaio sobre o ensaio da narrativa socialista

1453318001_710206_1453318264_noticia_normal_recorte1

O PS tenta ensaiar uma narrativa para o aumento recente das taxas de juro da dívida pública e do preço dos credit default swaps (CDSs), excluindo da equação tudo aquilo pelo qual ele é responsável — a falta de empenho e compromisso na consolidação orçamental, o aumento da despesa pública em resultado das oferendas a tudo e a todos, e a dúbia pós-resolução aplicada aos obrigacionistas sénior do BES/NB, em que estes são escolhidos a la carte, um ano e três meses depois do processo de resolução original, para agora assumirem perdas, ainda que este último caso envolva também o Banco de Portugal.

A narrativa é esta: «está a acontecer por todo o sul da Europa». Tal como uma maratona, também todos correm no mesmo sentido, mas isso não implica que uns não cheguem primeiro do que outros. Vejamos o caso de Espanha: desde o início do ano que o preço das CDSs, que reflectem a probabilidade de default, subiu 3.49%. No caso de Itália, 9.37%. Já a Grécia, que ainda tem a dívida pública mais elevada da Europa, continua sob resgate e tem um plano duríssimo de austeridade por implementar, que inclui cortes de 30% nas pensões, sobe 16.96%. Finalmente temos Portugal. Portugal, que também saiu do programa de resgate numa situação relativamente confortável, que beneficia dos apoios do BCE (ao contrário da Grécia) e que reune as condições para manter a sua consolidação orçamental, regista um aumento de 22.44%, conseguindo a proeza de registar um aumento 5 pp. acima do da Grécia.

Se olharmos também para a evolução dos títulos e obrigações da dívida pública verificamos que, embora todos registem um aumento, o aumento de Portugal face aos restantes é bastante superior. E isso não pode ser explicado por factores externos.

Screen Shot 2016-01-19 at 11.37.42

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s