notícias da geringonça: faqueiros, notas e sucesso escolar

O meu texto de hoje no Observador.

‘A geringonça funciona em velocidade de cruzeiro. À moda das geringonças, bem entendido. Podíamos exemplificar com as atividades do ministro Santos Silva, pessoa reconhecidamente encantadora, que achou que era a época adequada para gastar cerca de cem mil euros num faqueiro de prata e mais de cinquenta mil euros num serviço de porcelana oficial. Afinal os contribuintes existem mesmo para isto: suportar gastos sumptuários do estado, incluindo em alturas de austeridade (para os contribuintes) – como os socialistas costumam dizer nestas ocasiões, não sejamos miserabilistas nem invejosos, o que são cento e cinquenta mil euros?, há a dignidade do estado a manter, e além de tudo o resto o toque da prata portuguesa é bem mais apelativo do que o do aço inoxidável.

Também poderia referir as sua investigação de sonho: a experiência sociológica de assistir a um concerto do Tony Carreira. Possivelmente esta alternativa estava empatada com o estudo dos hábitos de antropofagia de alguma tribo recôndita da Amazónia, mas o amor do ministro à pátria é tanto que escolheu os ignaros que vão aos concertos de Tony Carreira e até ponderou – imagine-se – misturar-se por umas horas com eles.

Mas valores mais altos – critérios de geringonça – se levantaram. O ministro da educação Tiago Brandão Rodrigues causou-me o que à vista exterior se poderia caracterizar como ataques de nervos ao perceber a que irresponsável político está entregue nos próximos anos a escolaridade dos meus filhos (agora nos anos impressionáveis do primeiro ciclo).’

O resto está aqui.

8 thoughts on “notícias da geringonça: faqueiros, notas e sucesso escolar

  1. maria

    Todos gostam de faqueiros e de outras baixelas. Esta “mania das grandezas” começou no anterior governo. Só se lêem as notícias por metade? Com isto, quero dizer que todos se portam mal.

  2. Cara Maria João Marques,
    Não nos traga mais más notícias. Apesar de não ser nada com que não contássemos. O augusto SS é um alarve e está de acordo com o costa. Tudo à nossa custa.

  3. tina

    O meu explicando do 6º ano, a quem dou explicações grátis, deixou agora de aparecer. É a primeira vítima do novo governo.

  4. joao

    Todos se portam mal mas se forem de esquerda nós perdoamos. Até porque na direita é ideológico na esquerda é porque tem que ser como toda a gente sabe

  5. Baptista da Silva

    O governo anterior também comprou faqueiros no mesmo local. Ou a vendedora tem as mamas grandes, ou voto Henrique Neto.

Deixar uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s