A infinita inocência da ética republicana

Estremoz13

Subvenções políticas: o que era suposto ser

Juravam os grandes estadistas amantados pela ética republicana, que os tribunos, os tais serviçais da causa pública, não deveriam estar sujeitos ao trabalho mundano, da plebe, que não serve o interesse público, assim garantindo que poderão legislar de forma independente e sem coacção dos grandes interesses e das grandes corporações. Ergo, acharam razoável que estes parlamentares, ainda que nada de relevante paute o seu percurso, recebam uma subvenção vitalícia.

Subvenções políticas: o que efectivamente é

Ao contrário dos sonhos efabulados dos nossos republicanos, os políticos não têm grande dificuldade em encontrar emprego. Pelo contrário, em alguns casos é uma garantia de emprego, e noutros é a única garantia de emprego. Mais a mais, não deixam de estar sujeitos aos interesses corporativos, como o actual Ministro da Educação, ansioso por agradar ao ministro oficioso, Mário Nogueira, tão bem demonstrou. Ainda assim, mesmo não cumprindo nenhum dos requisitos para justificar a oferenda, acharam por bem manter a cláusula contratual das subvenções vitalícias. Fosse a subvenção vitalícia uma garantia de que muitos destes parlamentares se manteriam afastados da política, da sociedade e de qualquer cargo de poder, e certamente que colheria o apoio generalizado. Não sendo isto garantia de nada, fica a praxis do costume: não servem, servem-se. Bom proveito.

2 thoughts on “A infinita inocência da ética republicana

  1. Miguel A. Baptista

    Mesmo que houvesse pessoas com dificuldades sociais o problema não se colocava uma que as subvenções estavam apenas suspensas para quem tivesse um rendimento superior a 2.000 €. De facto é “rent seeking” em estado puro.

Deixar uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s