Oportunidade perdida

Tendo a concordar com o Ricardo Reis. Portugal está a desperdiçar uma oportunidade de ouro para continuar a fazer rollover da dívida pública emitida a taxas de juro bem superiores às actuais, substituindo-a por dívida emitida a maturidades de longo-prazo e com uma taxa de juro bem inferior, resultado do total esmagamento do prémio de risco e de liquidez por acção do BCE.

«Quase todos os colunistas acabam por abraçar causas. No último ano e meio, eu tenho insistido que o Estado português devia emitir mais, muito mais, dívida de longo prazo. Eu percebo que esta causa não tem o apelo de “soltem os prisioneiros” ou “salvem os pinguins”, mas com a nossa história de finanças públicas, esta causa provavelmente faz toda a diferença sobre se vamos ter outro resgate nos próximos anos.

[…]

Há outra explicação: o governo não quer pedir mais no mercado privado porque sabe que a subida na taxa de juro daria cabeçalhos nas notícias. Pedindo ao FMI pode contar com a ignorância dos comentadores que nos últimos dias louvaram a “restruturação da dívida ao FMI” como se pagar uma taxa de juro ruinosa, muito acima da alternativa de mercado, fosse um óptimo negócio. A causa desta coluna é pelo menos eliminar esta segunda hipótese.»

5 pensamentos sobre “Oportunidade perdida

  1. Charlie

    Onde é que está a Direita? Se calhar está ou devia estar a pensar se não será a ocasião certa para não voltar a cair no mesmo erro de assumir o poder e pagar o preço das medidas impopulares inevitáveis depois do PS ter voltado a espatifar as finanças do pais, obrigando-o desta vez a resolver os problemas que cria em vez de escapar e fingir que não é nada com ele como tem acontecido enquanto o pais paga pelos rombos das governações socialistas.

    Percebo que haja aquela pressão própria do aparelho partidário feita por muita boyada que não resiste ao tacho que o poder lhe põe no horizonte, mas em alguma altura o PS vai ter que ficar no lugar do culpado depois de ter rebentado com o pais.

  2. antónio

    Quando a politica está sobreposta ao interesse nacional a racionalidade vai pelo cano do esgoto. Claro que Ricardo Reis tem carradas de razão, basta ser racional. Recomendo que acompanhem as crónicas semanais de Ricardo Reis no Dinheiro Vivo pois têm grande qualidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.