Dúvidas sobre a licenciatura de Sampaio da Nóvoa (2)

novoa_máscara

Cândido Ferreira desafia Nóvoa a esclarecer percurso académico

Falando na Universidade de Aveiro, onde hoje foi recebido pelo respetivo reitor, Manuel Assunção, Cândido Ferreira disse não estar a fazer acusações, mas sim perguntas, a que o candidato Sampaio da Nóvoa deve responder para que “não fique a suspeita de qualquer mácula sobre o seu currículo académico”

“Faço perguntas, baseado em rumores que têm vindo a surgir desde há dois meses, que não foram respondidos, e perante as dúvidas que suscita o livro que o próprio candidato assinou”, declarou referindo-se ao autobiográfico de Sampaio da Nóvoa intitulado “Política de Vida”.

Hoje mesmo a candidatura de Cândido Ferreira lançou uma “Nova carta aberta a Sampaio da Nóvoa”, em que o confronta com dúvidas sobre a sua carreira, alegando que o curso “Formação de Professores de Educação pela Arte”, que Nóvoa terá frequentado na Escola Superior de Teatro e Cinema, “não confere licenciatura” e que o certificado obtido “apenas o credenciou enquanto professor primário”.

Pergunta ainda como é que, “aparentemente sem qualquer outra licenciatura, terá conseguido obter as equivalências na Suíça, que lhe permitiram frequentar um curso pós-graduado e ascender na carreira universitária”, sendo que “terá tido acesso à cátedra, sem que a sua tese estivesse reconhecida por qualquer universidade”.

Leitura complementar: A direita e as presidenciais: alternativas de voto; Sampaio da Nóvoa e a liberdade: uma relação ambivalente.

13 thoughts on “Dúvidas sobre a licenciatura de Sampaio da Nóvoa (2)

  1. Dário

    Fantástico! Isto vai de bem a melhor! Quantos como o Nódoa não andam para aí, alguns, eventualmente, em cargos de grande responsabilidade, tudo conseguido através de cunhas, truques e currículos manhosos.

  2. Pena o Partido Comunista, assim como todos os outros partidos, e também organizações cívicas, não queiram questionar como foi gasto pela Luar, o produto do assalto à Agência da Figueira da Foz do Banco de Portugal. Foi público e foi publicado a seguir ao 25 de Abril, na maior parte da comunicação social, que alguém haveria de dar conta desse dinheiro….

  3. tina

    Agora percebe-se porque é que ele foi estudar lá fora. Aqui nunca conseguiria tirar o doutoramento sem dar nas vistas, um professor primário a tirar doutoramento?

  4. André Miguel

    Tina não misture alhos com bugalhos. Quer dizer que em Portugal os professores primários não tem inteligência para o doutoramento?!
    A ser verdade trata-se de mais uma lamentavel vigarice à boa moda tuga.

  5. tina

    André, um professor primário de antigamente nunca poderia seguir a via do doutoramento, não sei como é agora.

  6. Europe EducationCulture

    Não será o único. Pesquisar a formação académica da mandatária de Marcelo no Funchal que é professora na escola que lhe dá mais apoiantes. Supostamente foi colega de Sócrates, de Relvas e de Nóvoa.

  7. Ramires

    A quadrilha SUCIAlista é um viveiro de aldrabices pseudo-académicas: o bicharel, a lurdinhas da educação ( pelos vistos, percurso “académico” semelhante ao deste melro, mas em velocidade uniformemente acelerada) e agora o candidato à presidência…
    E não se lembre alguém de ir espiolhar a bancada de claque parasita ali a S.Bento…

  8. tina

    Desculpem, também estou a induzir em erro, na Suíca ele tirou primeiro a licenciatura e depois o doutoramento. O que não se percebe é que qualificações obteve em Portugal e na sua biografia ele próprio é muito vago sobre isso:

    “A animação cultural e a participação cidadã são uma escolha e é através da expressão dramática que chega à formação de professores. De 1977 a 1979, Sampaio da Nóvoa dá aulas no Magistério Primário de Aveiro e reconhece a importância do futuro na escola e nos professores.

    Com 25 anos, parte num Fiat 127 com destino à Europa. Tem alguns contactos em Bruxelas, mas acaba por ficar na Suíça. Depois de diplomado em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, é convidado para prosseguir estudos de doutoramento, ao mesmo tempo que dá aulas. Defenderá a sua tese em 1986, sobre a história dos professores em Portugal.”

    http://www.sampaiodanovoa.pt/biografia/

  9. Pingback: Dúvidas sobre a licenciatura de Sampaio da Nóvoa (6) | O Insurgente

  10. Pingback: Dúvidas sobre a licenciatura de Sampaio da Nóvoa (7) | O Insurgente

  11. Pingback: Dúvidas sobre a licenciatura de Sampaio da Nóvoa (8) | O Insurgente

Deixar uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s