O exaspero do consenso

O meu texto de hoje no Observador.

‘Às vezes penso que o que vale aos países do sul da Europa é termos línguas esquisitas, que ingleses e alemães não entendem, o que lhes permite levar uma vida tranquila sem serem sobressaltados pelas nossas convulsões. Se acaso entendessem as línguas latinas mais periféricas (e, por isso, mais perto do garatujar dos ancestrais romanos), ou aquela algaraviada grega, imagino-os a entregarem-se a uma vida de ócio em frente à tv, sempre sintonizada nas notícias dos países mediterrânicos, e ao consumo de pipocas.

Como o Syriza afinal é um partido que implementa políticas ultra-uber-mega-neoliberais que obrigam o pobre Tsakalotos a dilemas dilacerantes a cada dia de trabalho, e até quer cortar 30% nas novas pensões, não temos notícias de tal agremiação. Enquanto não voltarem à retórica revolucionária gostosa à comunicação social, é de bom-tom fingir que o Syriza não existe.

Mas não há crise, que a Península Ibérica tem mais que compensado as omissões gregas. Por cá os candidatos presidenciais fazem-nos crer que além da categoria já existente de ‘presidenciável’ devíamos também instituir a categoria de ‘candidatável’ – que, parecendo que não, eliminava com proveito todos os candidatos menos Marcelo Rebelo de Sousa, Maria de Belém e Henrique Neto. O mais risível é mesmo o candidato Sampaio da Nóvoa, porque auto convencido da sua importância. Recuso-me a comentá-lo, de tão anedótico, como ‘candidatável’. Só vi tanta presunção e banalidade juntas na personagem Mr Collins, de Jane Austen, um clérigo com propensão para a graxa e falta de noção. (Façam uma pesquisa no youtube por ‘pride and prejudice bbc mr collins’ e vejam se não tenho razão.)’

O resto está aqui.

One thought on “O exaspero do consenso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s