No Fio da Navalha

O meu artigo no jornal ‘i’ de ontem.

Estado de corrupção

O milionário chinês e presidente do grupo do Fosun, Guo Guangchang, foi detido na semana passada. Os motivos, ao princípio desconhecidos, estarão relacionados com a corrupção que as autoridades chinesas, perante os maus resultados da economia, decidiram combater.

O problema é que na China comunista, porque o mercado está fortemente dominado pelo Estado, os empresários têm de fazer negócios com gestores públicos que, com um peso político suficiente, assegurem as licenças emitidas pelas autoridades e até mesmo o necessário financiamento dos bancos, nos quais o Estado também tem um forte peso.

Numa economia totalmente desvirtuada como é a chinesa é quase impossível fazer negócios sem se ser corrupto. O sistema é tolerado enquanto funciona, ou seja, enquanto os bolsos de todos se vão enchendo e a economia apresenta resultados que não obrigam a que se procure um bode expiatório.

O que acontece quando os vícios que desacreditam todo um sistema vêm à tona e a economia começa a dar de si. Nesse momento, os governos assustam-se e, para sobreviver, trocam os resultados económicos pelos políticos: combate à corrupção, detenções, ou que seja mais apropriado para restabelecer aquilo a que eufemisticamente se chama de confiança. A forte ligação do Estado ao grandes grupos económicos é a forma que o socialismo tem encontrado para sobreviver, como se vê bem na China, mas também, embora noutra escala, em Portugal com o BES e outros casos similares.

3 pensamentos sobre “No Fio da Navalha

  1. jo

    Também há regimes que para sobreviverem, consideram que todo o dinheiro é bom, venha de onde vier, quem é rico não pode ser corrupto porque é um protegido dos deuses do mercado. Logo não há nada de errado em vender empresas públicas que prestam serviços essenciais a corruptos.

  2. David Seraos

    Como o bes em portugal?!
    Sim a detenção de Ricardo Salgado foi isso, é o que falta dizer ahaha.

    Em portugal nem se detém pessoas do “poder” quando existem maus resultados económicos.

    Salgado foi detido, talvez sim, por em Portugal estar a romper com alguns senhores do regime na altura.
    Claro que o governo anterior não foi perfeito, mas “só” ter conseguido romper com alguns senhores do regime foi bom.

    Sim, china é um modelo económico com várias “anomalias” disfarçadas pelo crescimento dos últimos tempos

    Bem haja

  3. Fernando S

    jo : “quem é rico não pode ser corrupto porque é um protegido dos deuses do mercado.”

    Ninguém diz isto. Muito menos os defensores do mercado livre.
    Este tipo de frases é um bom exemplo da demagogia que passa à frente dos argumentos.

    .
    jo : “Também há regimes que para sobreviverem, consideram que todo o dinheiro é bom, venha de onde vier”

    Deve estar a falar dos regimes “anti-capitalistas”, comunistas e socialistas, onde uma nomenklatura dirigente intrinsecamente corrupta negoceia em nome do Estado e de interesses privados com paises e entidades privadas capitalistas para terem financiamento e investimento externo !…
    Numa democracia liberal de mercado funciona o Estado de Direito.
    Os investidores externos devem conformar-se com as leis vigentes e, se ha suspeitas, cabe à justiça investigar e actuar.

    .
    jo : “Logo não há nada de errado em vender empresas públicas que prestam serviços essenciais a corruptos.”

    As empresas publicas portuguesas em questão foram vendidas a investidores externos privados, incluindo chineses, que não eram na altura objecto de qualquer suspeita ou processo judicial de relevo.
    O que se possa eventualmente passar a seguir é da alçada da justiça, que deve ser imparcial e independente (desde logo do respectivo governo).
    Diga-se em abono da verdade, que o facto de haver empresarios que são investigados e prestam contas à justiça não é em si uma prova de culpabilidade nem os torna à partida infrequentaveis.
    Ainda menos quando a “justiça” em questão é a de paises onde não é independente e esta normalmente ao serviço do poder politico (como é muito bem explicado no post em cima).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.