Os avisos de Centeno sobre o SMN e o desemprego

Em 2011, Centeno dizia que forte aumento do SMN prejudicava emprego

No artigo intitulado ‘O impacto do salário mínimo sobre os trabalhadores com salários mais baixos’, era referido que se houver “aumentos significativos do salário mínimo”, há também redução de empregos para os salários mais baixos.

“Por cada ponto percentual de aumento nos salários [mínimos], o emprego diminui pouco mais de um ponto percentual”, pode ler-se no estudo datado de 2011 e citado pela Rádio Renascença.

Além disso, era explicado no documento elaborado por Mário Centeno com mais dois economistas do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal, tal podia implicar aumentos mais baixos para os salários imediatamente acima.

Leituras Complementares: Miguel Morgado interpela Mário Centeno; O equilibrismo impossível de Mário Centeno;O desastre, receitei o desastre, revela Centeno;A vantagem de ter Mário Centeno no governo;A vantagem de ter Mário Centeno no governo (2); Quiz of the day

4 pensamentos sobre “Os avisos de Centeno sobre o SMN e o desemprego

  1. Charlie

    […era referido que se houver “aumentos significativos do salário mínimo”, há também redução de empregos para os salários mais baixos.]

    E qual é o problema? Para a esquerdalhada radical isso resolvia-se com a criação de legislação que obrigasse as empresas a contratarem gente mesmo acima do que pudessem suportar. Se Jerónimos e Katarinas pudessem, a ver se não o faziam. Se calhar até faziam mais e pior.

  2. I

    ” … Por cada ponto percentual de aumento nos salários [mínimos], o emprego diminui pouco mais de um ponto percentual …” reza o “paper”.
    Em compensação, acrescente-se, os impostos tributados a empregados aumentam vários pontos, cobrados logo no fim de esse mês. E como são um exagero na cobrança, são uma excelente receita.
    É óptimo (para a AT) o aumento do SMN. É só fazer as contas.

  3. Pingback: Indigência intelectual | O Insurgente

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.