João Miguel Tavares vs Estrela Serrano

Com o regresso do PS ao governo, Estrela Serrano recupera os tiques autoritários quando exercia o ofício de controleira da comunicação social na era socrática

Há duas formas de olhar para isto. Uma, é desvalorizar, considerando que a opinião de Estrela Serrano está hoje confinada a um blogue e às páginas da Acção Socialista Digital. Não vou cometer tal indelicadeza. Prefiro antes valorizar as suas palavras, relembrando que Serrano foi membro da ERC durante o consulado socrático, e que essa mesma ERC era então dirigida pelo seu parceiro de blogue, hoje patrão do parque nacional de chaimites. Mais do que isso: esta visão da liberdade respeitosa não é uma idiossincrasia de Estrela Serrano – ela é partilhada por gente que a tentou impor entre 2005 e 2011, e que é bem possível que esteja cheia de vontade de a voltar a impor a partir de 2016.(…)

Ora, a grande preocupação de Estrela Serrano também são os “cidadãos mais desprevenidos”, que acabam por confundir “opiniões” com “factos reais”. Claro está que não deseja calar ninguém. Serrano quer apenas “regular” e “responsabilizar”. Se cada um de nós observa e estuda os assuntos à luz do seu interesse, “só uma entidade”, considerava o professor António de Oliveira Salazar, “tudo tem de ver à luz do interesse de todos”. Uma entidade reguladora da boa comunicação, por assim dizer.

Eu não devia ter de escrever isto 500 meses após o 25 de Abril. Mas quando alguém com as responsabilidades de Estrela Serrano classifica críticas públicas como “ataques”, considera que colunistas de um jornal não devem polemizar entre si, entende o exercício da livre opinião como uma “(de)formação” da realidade e crê ser competência do Estado proteger “cidadãos desprevenidos”, é preciso voltar ao bê-á-bá da liberdade de expressão, para a defender dos que só gostam dela bem composta e penteada.

8 pensamentos sobre “João Miguel Tavares vs Estrela Serrano

  1. JP-A

    Neste país já quase ninguém estranha sequer a regulação feita em plenos telejornais por opinadores muito mal informados, completamente desinformados ou bem informados disfarçados de mal informados. Nem sequer a transição direta de pessoas em altos cargos da justiça para o poder político. E depois ainda vêm falar nos pilares do estado de direito e na separação de poderes, com o ar virginal de quem não sabe no que está metido.

  2. Algarvio

    O do SIS não disse há dias na RTP3 que existiam jornais e jornalista pagos pelo estado e ao serviço deste organismo.
    Ninguém pegou nisto?
    Porquê?

  3. Ramires

    Uma triste galinácea obediente à voz do(s) dono(s).
    Choldra reles de um “Regime” mais reles ainda.

  4. José Domingos

    Se fosse alguém do psd ou cds, a dizer uma imbecilidade destas, era o fim do mundo, com o jornalixo a abrir os telelixos das oito, com o regresso da censura, o fassismo, o nazismo, a extremadireita…..
    Mas como é um ser abençoado, eleito pelos deuses, com toda a autoridade moral que se tem por ser de esquerda…não tem problema.

  5. tina

    Graças a Deus pelo João Miguel Tavares, Alberto Gonçalves. Insurgente, Blasfémias, Observador, Sol, etc. por não dar tréguas aos controladores da esquerda.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.