Solidariedade Com A Venezuela Bolivariana

PCP_LogoTranscrevo aqui a nota de imprensa do PCP publicada hoje sobre a derrota esmagadora do Partido Socialista Unido na Venezuela:

Tendo-se realizado as eleições legislativas na República Bolivariana da Venezuela, onde após 17 anos (e 18 actos eleitorais em que foram derrotadas) as forças contra-revolucionárias alcançaram a maioria dos lugares no parlamento, o PCP expressa a sua solidariedade às forças reunidas no Grande Pólo Patriótico e, nomeadamente, ao Partido Socialista Unido da Venezuela e ao Partido Comunista da Venezuela, com a confiança de que as forças progressistas e revolucionárias venezuelanas encontrarão as soluções que defendam o processo revolucionário bolivariano e as suas históricas conquistas que tão importante repercussão têm tido na América Latina.

O PCP salienta que estas eleições se realizaram no contexto de uma conjuntura económica particularmente desfavorável em resultado da baixa do preço do petróleo e no quadro de grandes operações de desestabilização e boicote económico dos sectores mais reaccionários venezuelanos articuladas com a ingerência do imperialismo contra a Revolução Bolivariana.

O PCP alerta para a tentativa do imperialismo utilizar os desfavoráveis resultados eleitorais na Venezuela para intensificar o seu combate aos processos de soberania e progresso social que tem subtraído o continente latino-americano ao seu domínio e apela à solidariedade com os povos e as forças progressistas e revolucionárias venezuelanas e de toda a América Latina.

Convém recordar que o PCP é um dos partidos que faz parte da Frente de Esquerda liderada por António Costa.

19 pensamentos sobre “Solidariedade Com A Venezuela Bolivariana

  1. antónio

    Confesso que no ultimo mês me pergunto a mim próprio como foi possível um descendente de um Goês empoderar tanto os partidos extremistas em Portugal. Posso parecer inocente mas interrogo-me o que levou tal personagem a permitir que isso acontecesse. Nunca nos ultimos quarenta anos meteu tanto nojo viver em Portugal como agora.

  2. António Barreto (JR)

    Um excesso, provoca sempre outro, de sentido contrário!, dizia Platão e amigos.
    è de arrepiar, sim senhor!

  3. FilipeBS

    Progresso social? A que é que o PCP se refere? Talvez o assassínio e a prisão de líderes da oposição? Ou a limitação da liberdade de imprensa? A falta de papel higiénico e as prateleiras vazias? Claramente um exemplo para Portugal e para a Europa!

  4. A. R

    Esta ideologia criminosa não aprende com os resultados calamitosos a que arrastam os países que governam. Por isso na Roménia cortaram o mal pela raiz.

  5. chipamanine

    Venezuela, Coreia do Norte por um lado e Albânia por outro são os modelos de sociedade preconizados pelos amigos do chamuça……pontualmente travestidos

  6. tina

    Bem lembrado João, o governo disse alguma coisa, ou podemos assumir que é a mesma deste membro da coligação governamental?

  7. André Miguel

    Esta malta do PCP fuma tabaco marado, só pode. E ainda há quem lhes dê trela e os ature! País de amebas.

  8. Ricardo C.

    Em dois anos deste socialismo chavista morreram (a tiro) mais cidadãos que em 48 anos de “fascismo” em Portugal. Mas desde que se cumpram os ideais anacrónicos que sobrevivem em determinadas mentes ditas “de esquerda”, deixa de haver quaisquer problemas com fome, mortes ou qualquer espécie de ignomínias que se possam praticar à sombra do alegado “socialismo”.

    Assusta-me ver gente tão limitada, ainda para mais, com crescente responsabilidade na gestão do nosso país. Isto promete, de facto…

  9. Maria Santos

    Este PCP pela forma como continuam a martelar a cassete, mais parecem os fundamentalistas do Estado Islâmico.
    Só de pensar que o governo está à mercê desta gente, dá arrepios

  10. Alberto Silva

    Não percebo o porquê de tamanha excitação com os resultados eleitorais. Primeiro estavam com o medo que não fossem aceites pelo partido que saiu derrotado. Dúvida desfeita foram aceites. Agora não se esqueçam que até 2019 Nicolás Maduro será o presidente da Venezuela, quem vir o tratamento dado pela imprensa portuguesa a estas eleições até pode pensar que se trata do fim do socialismo bolivariano na Venezuela. Uns anos de estagnação e aumento de desigualdades e o “chavismo” volta a vencer as Presidenciais e as Legislativas.

  11. Sem Norte

    O alberto silva deve de detestar os venezuelanos e as pessoas pobres, aliás pelo comentário fica todo contente com as políticas que criam mais pobres.

  12. tina

    “Uns anos de estagnação e aumento de desigualdades e o “chavismo” volta a vencer as Presidenciais e as Legislativas.”

    Não volta não. O socialismo está a cair em toda a América do Sul. Finalmente abriram os olhos, da mesma maneira que a Europa abriu os olhos há 30 anos atrás. Nós somos a geração que está a testemunhar a queda do socialismo por toda a parte. Um dia, os nossos netos vão-nos perguntar o que era o socialismo e vão achar a resposta tão aborrecida que perderão logo o interesse.

  13. A. R

    Foram quase duas décadas de destruição do tecido produtivo, do roubo, de criminalidade, de enriquecimento inexplicável da casta bolivariana, do terror, do assassínio político, do empobrecimento, da fome, da degradação dos cuidados de saúde, das falhas de energia eléctrica e da distribuição de água, do regresso de doenças que estavam dominadas, dacorrupção na Justiça, Polícia e Serviços Públicos, da explosão da inflacção

  14. joao

    Eu acho que a solidariedade do pcp deve-se ao facto de a fila para comprar pão não ser suficientemente grande. Falta um niquinho de estalinismo para que fique mesmo grande

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.