Entretanto No Paraíso Socialista Venezuelano

venezuelaNa Venezuela, pela primeira vez ao fim de 16 anos, a oposição obtem uma maioria parlamentar: 99 lugares da Mesa da Unidade Democrática contra 46 do Partido Socialista Unido de Nicolás Maduro. O partido da oposição poderá ainda alcançar uma maioria parlamentar de dois terços, o que lhe permitirá rever a constituição (fonte)

E qual a justificação de Nicolás Maduro para esta derrota?

O sucessor de Hugo Chávez responsabilizou os líderes empresariais e outros opositores de sabotarem a economia levando à derrota nas eleições. “A guerra económica triunfou hoje”.

Acrescentou ainda que “na Venezuela não triunfou a oposição”, triunfou “um plano contrarrevolucionário para desmantelar o Estado social-democrático de justiça e de direitos”, vincou.

Os líderes socialistas conseguem de facto ser muito engraçados. Deve ser da sua costela Groucho-Marxista.

8 pensamentos sobre “Entretanto No Paraíso Socialista Venezuelano

  1. Luís Lavoura

    99 lugares (o que corresponde a uma maioria de dois terços)

    Segundo ouvi na rádio, o parlamento venezuelano tem um total de 167 deputados. Se assim fôr. 99 deputados não constitui uma maioria de dois terços.

  2. @Luís: de facto, o parlamento Venezuelano tem 167 deputados. No entanto tanto o Expresso como o Observador reportaram a maioria de dois terços, podendo haver alguma confusão relativamente a projecções, uma vez que ainda faltam contabilizar 22 lugares.

  3. nonni soit qui mal y pense

    Será mais que altura de para o país que mais reservas de petroleo parece ter , e com uma pobreza extrema , e violência endemica , para a qual não tem havido tempo na imprensa para se falar , pois parece que a unica terra de massacres são os bons USA para levar porrada, possa finalmente passados os ditadores de extrema direita , os caudillos peronistas no caribe e … vamos ver … revolucionários de camisa colorida … darem a esse povo um futuro melhor .Nenhum povo pode estar limitado a ver uma elite prosperar , ou viver sem liberdade com esmola do estado .É mais que altura de levantar o destino da venezuela , e dar a cada cidadão os meios para que per si , possam sair da miséria e viver com dignidade.

  4. Luís Lavoura

    ainda faltam contabilizar 22 lugares

    Pois, eu não sei se faltam. Sei que além dos dois partidos mais falados houve mais uma vintena de partidos nas eleições; não sei se algum deles elegeu deputados – ninguém reporta isso. Há também, aparentemente, comunidades indígenas que também têm direito a uns tantos deputados, os quais possivelmente não foram eleitos nestas eleições gerais.
    Enfim, coisas que os órgãos noticiosos deveriam reportar mas que deixam em branco e nos deixam confusos.

  5. Luís Lavoura

    Já agora, é notável que um país com 19 milhões de eleitores tenha apenas 167 deputados. Um exemplo interessante para Portugal…

  6. Joaquim Amado Lopes

    Convém não lançar já os foguetes porque Nicolas Máduro não será facilmente derrubado por “um plano contrarrevolucionário para desmantelar o Estado social-democrático de justiça e de direitos”. Na Venezuela, como em todos os países verdadeiramente “progressistas”, se as eleições não dão o resultado “certo” então são “burguesas”, o que é o mesmo dizer que “não revelam o verdadeiro sentir do povo” e são portanto “inválidas”.

  7. Pingback: Solidariedade Com A Venezuela Bolivariana | O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.