Quando os heróis envelhecem bem

 

Foram as aventuras de Alix, as histórias e os desenhos de Jacques Martin, que despertaram em mim o gosto pelo Império Romano. A busca das legiões perdidas, o drama do último espartano, a trama do príncipe do Nilo e o espectro de Cartago fizeram-me querer saber mais sobre a República e o império, os senadores e os generais, a vida diária em Roma, as revoltas, as guerras e a destruição da Cartago, a morte de Crasso em Carras, a de César nos degraus do senado e a de Bruto em Filipos; a complexidade dos feitos de Augusto e a personalidade de Tibério. Para quem goste, e dada a sua dimensão temporal, a história de Roma parece não ter fim.

Vem isto a propósito do lançamento do 4.º álbum da série Alix Senator, escrita por Valérie Mangin e desenhada por Thierry Demarez. Valérie, formada em História e nascida nos anos 70, tem a idade certa para ter sido marcada pela obra de Jacques Martin. É o que ela nos conta nesta entrevista concedida em 2012, aquando da publicação do primeiro álbum cujo argumento escreveu, e que repete aqui, há um ano, com a saída do terceiro, marcado pelas tramas dos corredores da política romana.

O Alix criado por Valérie e Thierry já não o jovem franco e puramente idealista imaginado por Martin. Está mais velho, tem à volta de 50 anos, e é senador no tempo de Augusto. Endurecido, não é mais o intrépido que conhecemos, embora continue a preferir combater um mal concreto que lutar por um bem desconhecido. E age, não mais da forma espontânea e resoluta como fazia no passado, mas de modo ponderado, com cuidado e prudência. Conhece as regras da cidade e do império e comporta-se de acordo com estas. Envelheceu. O esforço não podia ser mais bem conseguido. É que tornar velho um herói que é a imagem da juventude, em corpo e em espírito, não é só desenhar-lhe rugas e pintar-lhe cabelos brancos. É aplacá-lo com os golpes do tempo, as desilusões e as tristezas. Obriga a embaciar as cores vivas do desenho de Martin. A confirmação do feito, que está muito bem feito, e isto será apenas para quem goste muito de BD, o que sei não ser o caso da larga maioria dos insurgentes e eleitores deste blogue, passa obrigatoriamente por conhecer o Alix jovem (por sinal Par-delà le Styx, saiu no princípio deste mês e já está junto dos mais de 500 álbuns que fazem a colecção lá em casa) e comprar e compará-lo com os álbuns do Alix já adulto e senador. Acreditem: não se vão arrepender.

Anúncios

3 thoughts on “Quando os heróis envelhecem bem

  1. Dervich

    Na altura em que tive contacto com a obra (com 10, 11 anos), não tinha maturidade/conhecimentos suficientes para a saber apreciar: O desenho era minimamente apelativo mas parecia-me existir um exagero de narração em intrigas palacianas, colocando a aventura em 2º ou 3º plano.
    Mais tarde fiz uma nova abordagem ao herói, mas uma imagem demasiado datada e associada à minha infância, em conjunção com uma entrada em álbuns a meio da obra (sem enquadramento do personagem), fez-me desistir novamente.
    Mas reconheço que um trabalho unanimemente apreciado não deve ser mau de certeza.

    Heróis da BD que tenham envelhecido e que eu admire, só me estou a lembrar do Thorgal…

  2. Euro2cent

    Uma parte interessante da república romana é perceber como serviu de matriz para a versão 2.0, posta em curso no século XVIII, com estrondoso sucesso – se compararmos em métricas objectivas (tempo e distância), a versão 2.0 é pelos menos duas vezes mais rápida e tem alcance dez vezes maior que a versão original.

    (Continua a valer, claro, o modelo de ser propelida por um saco de gatos assanhados, que têm ódio mortal a qualquer espécie de monarca que os refreie.)

  3. JMS

    AAA,

    Obrigado por me ter relembrado de uma banda desenhada que adorava nos meus 11/12 anos, no ambito ds revista “Tintim”.

    Nessa idade tinha uma “incompetencia nata” para entender mais alem do que a historia em si.

    Hoje em dia e, depois destes anos todos vou tirar o po aos albuns que ainda tenho e reler. Nunca mais me lembrei do “Alix”.

    🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.