onde está a alineazinha?

Está muita a gente, incluindo o deputado do PS Paulo Trigo Pereira, preocupada com a alineazinha da Constituição que fundamenta a atitude do Presidente da República. Além do óbvio, explicado pelo Ricardo,  registo que, aquando das várias decisões do Tribunal Constitucional (que, recordo, não goza de legitimidade democrática direta), durante a crise (Acórdão sobre a contribuição extraordinária de solidariedade, n.º 187/2013; a decisão sobre cortes salariais, nos acórdãos 353/2012, 187/2013 e 474/2013), decisões essas marcadas por uma utilização exagerada de fórmulas abstratas, princípios (“proteção da confiança; “igualdade proporcional”), e por uma clara “fuga das regras”, a preocupação em encontrar a alínea da Constituição, com respostas inequívocas sobre as decisões do Tribunal, não foi tão patente. 

A alineazinha que fundamenta a atitude do Presidente da República está nos 53% que nele votaram, como explicou o Ricardo, e como já escrevi aqui e aqui. Mas continuo sem saber qual é a alineazinha que justificou aquelas decisões do Tribunal Constitucional. 

Para procurar uma resposta: O Tribunal Constitucional e a Crise. Ensaios críticos. Organizado por Gonçalo Almeida Ribeiro e Luís Pereira Coutinho, Almedina, 2014

8 pensamentos sobre “onde está a alineazinha?

  1. Alberto Silva

    O tapete está a começar a fugir debaixo dos pés à direita e esta começa a espernear. Pena que a qualidade dos argumentos por ela utilizada seja assim para o fraquinho. Cabia às elites da direita apresentar uma maior qualidade em termos de retórica, mas a exigência quer da Universidade de Verão do PSD quer da Escola de Quadros do CDS parece estar nivelada por baixo. Até a qualidade dos “boys” tem vindo a diminuir.

  2. JP-A

    Alguém me sabe explicar em que artigo da CRP está a figura da “pré-indigitação” que hoje é referida? 🙂

  3. tina

    Qual é a alcunha deste novo governo? O governo dos irmãos Dalton… Bob, Grat, Bill e Emmett. O Emmett é o do partido da natureza e animais (nunca cheguei a perceber porque é que ele aprovou a moção de rejeição).

  4. maria

    Gente pouco séria em grande quantidade. Deu ontem numaTV a tomada de posse dada por Sampaio a Santana. Todo o discurso repleto de brutalidade! Vejam e depois comparem-no com o de Cavaco. Cavaco ao pé disto é um Santo!
    Ninguém contestou e deu origem a governos de Sócrates que afundaram o país.
    Quando chegarmos a 100% esquerda, vai haver bons salários, muitas férias, muitos empregos. Nada nos faltará ao ao toque dum clik. Eu estou nesta!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.