O momento político português visto de fora (10)

“Portugal in Limbo as Finance Minister Evokes the Ghost of Greece” no Bloomberg

While the Socialists caused the government to collapse, they collaborated with the ruling coalition in its first term. They requested Portugal’s euro-area bailout and supported some of Coelho’s efforts to comply with the terms.

Now, Costa plans to reverse state salary cuts and bolster family incomes. He says he can do that and keep the budget deficit below the EU limit of 3 percent of gross domestic product through 2019. Coelho’s government preferred an export-led recovery and planned to ease austerity at a slower pace than the Socialists.

Even as he promises to maintain Portugal’s commitments, Costa’s current allies have voiced more trenchant opposition to EU-mandated austerity. The Left Bloc voiced support for restructuring Portugal’s debt, while the Communists have said the country should prepare to exit the euro.
The Socialist Party on Tuesday signed separate documents it calls “joint positions” with each of the three parties that it says would support its minority government.

In a Tuesday address to parliament, ahead of the vote that toppled him, Coelho had this to say about the plan put forward by his political rivals: “I hope that what we are being promised now for the future doesn’t have to paid in double tomorrow.”

4 pensamentos sobre “O momento político português visto de fora (10)

  1. JP-A

    «The Socialist Party on Tuesday signed separate documents it calls “joint positions”»

    Isto anda a ser propalado em Portugal como “ACORDO”. Acordo coisa nenhuma. O que ontem foi dito pela Rainha Catarina foi que o PS se vai comportar muito direitinho porque no dia em que pisar qualquer dos riscos que o BE lhe impõe como intransponíveis, os denuncia e liquida de imediato com a mesma frieza com que fez as declarações. Aliás ela fez mais – sem qualquer problema evidenciou que o que se passou na AR não foi o chumbo de um programa de Governo, mas sim um mecanismo para evitar o acesso dos vencedores à governação. O PS é neste momento um partido completamente submetido à chantagem porque precisa do poder para fazer alterações urgentes e desesperadas que não são da área da economia e finanças. São de outra área e de outra natureza, mais legal. Para apenas 48 horas depois do falso acordo, já vai estranhamente longo o rol de neo-liberalização envergonhada e reversão de promessas que vieram à tona em apenas 48 horas, com as habituais desculpas esfarrapadas.

    Convém notar que ontem à noite já um dos comentadores falava na hipótese de Portugal se juntar à Grécia e formarem um grupo com mais força (as palavras foram mais ou menos estas) para mudar a Europa e blá-blá-blá.

  2. Georgina Santos Monteiro

    @ Muito bem, muito bem, caro JP-A (às 10:00).

    Esse pormenor, de formar um grupo com a Grécia, para […], é para rir e para chorar, sobre tanta maldade. Os amadores fazem as contas sem o dono. Em Berlim e Londres sabem que caracóis são caracóis. E mais nada. Não funciona.

    A Suécia já está a fechar as suas fronteiras, perante este crime incontrolado, da imigração. Que tem de haver este tema, com Portugal? Eles sabem muito bem, o que os nossos macacos andam a planear por aqui. É um segredo aberto.

  3. antónio

    A tentativa de recuperação da credibilidade internacional à custa dos enorme sacrifício dos Portugueses durante os últimos quatro anos está destruída. Há que dizê-lo explicitamente bem como o nome do responsável por essa destruição que foi António Costa arrastando todo o PS com ele.

  4. JMS

    Arrastando todo o PS com ele e todo o Pais.

    Em nome do seu futuro politico e pessoal (sempre foi um indigente), em nome de socrates e de Ricardo Salgado.

    Vai ter que destruir, essencialmente, o sistema judicial para cumprir as ordens que, como moco de recados que é, recebeu da actual direccao do PS.

    O Pais que se lixe, valores mais altos se “alevantam”.

    Tao simples que quase ninguem repara.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.