O Bloco quer destruir o euro

O meu artigo hoje no jornal ‘i’.

O Bloco quer destruir o euro

Há quem considere que depois das primeiras medidas do governo do PS apoiado pela extrema-esquerda, o país acordará e se livrará de vez do populismo e da demagogia. Não estou assim tão certo e optimista. A razão para o meu pessimismo prende-se com comportamento do Bloco (BE) em todo este processo de reversão dos resultados das eleições, quando comparado com o do PCP. Essa diferença radica na forma, mas também no propósito e nos fundamentos dos dois partidos.

Enquanto Estaline preferiu centrar-se na governação da URSS, Trotsky não desistiu de exportar a revolução soviética. Queria semear o caos na Europa para depois criar um mundo novo. Sendo o BE de inspiração trotskista e o PCP um partido estalinista, compreende-se porque reagiram os dois de forma diversa ao desafio do PS.

Enquanto o PCP prefere manter o que tem, o BE visa exportar o caos que vai criar em Portugal. Foi assim com a Grécia, quando o BE alinhou com o Syriza e o PCP foi mais contido. Enquanto o PCP visa não perder influência, o objectivo do BE é estoirar com as contas públicas para depois culpar os mercados e exigir a saída do euro. Juntando-se Portugal à Grécia, é dado mais um passo para o colapso do euro. Há anos que o BE compara Portugal com a Grécia. Não interessa que seja falso; interessa que venha a ser verdade. Para serem dois, e depois a Espanha, e a seguir, quem sabe, a Itália.

Um por um, o objectivo é o caos sobre o qual se construirá um paraíso infernal. Acreditem: não haverá cura, mas muito sofrimento.

Anúncios

12 pensamentos sobre “O Bloco quer destruir o euro

  1. c3lia

    Sendo q sou completa e absolutamente contra quaisquer ideias do BE, ao menos consigo reconhecer q eles querem gastar o (pouco) dinheiro do Estado p/ criar confusão, culpar os “mercados” e sair do euro. É a sua ideia é o seu objectivo. Certo, é uma ideia estúpida e um objectivo idiota. Mas pronto… todos temos o direito de ser estúpidos (não podemos é abusar desse direito).
    Já o PS, por outro lado, quer “acabar com a austeridade”, reduzir impostos, aumentar prestações sociais, fazer crescer a economia, e continuar a cumprir as regras da UE e do euro. Ora, isto não é só estúpido. É impossível tb. E o meu carácter pragmático faz com q o PS me irrite bem mais do q comunistas ou bloquistas.

  2. Gil

    Há vários problemas no texto do André Abrantes do Amaral, mas, como optou por realçar as diferenças estratégicas entre Estaline e Trotsky (associando o PC ao primeiro e o BE ao segundo), limito-me a chamar a atenção para um pormenor: o grupo maioritário dentro do BE, veio da UDP, ou seja, uma organização de inspiração maoísta, mais estalinista do que o PC.

  3. Georgina Santos Monteiro

    @ Gil

    Quais as consequências na prática? Ambos são burros. Qual burro é mais perigoso? Quem é que não quer comer as cenouras?

  4. «Inspiração maoísta, mais estalinista do que o PC». Gil, desconhece por completo a história de conflito entre a corrente maoista e a estalinista, que aliás deu origem a muita batatada em Portugal, nesses tempos idos de 75, que hoje nos parecem bizarramente próximos, já para não falar das relações muito tensas entre Mao e Moscovo.

  5. ecozeus

    A verdadeira inspiração da UDP, antes de ser tomada definitivamente pelos troskistas, sempre foi a do revisionista albanês Enver Hoxha (hoxhistas).

  6. rrocha

    “O Bloco quer destruir o euro”

    Nao e o unico o PM Dave Cameron tambem nao gosta
    “O PM britânico garantiu ainda que enquanto ocupar o cargo, não vai aderir à moeda única.”
    “As palavras de Cameron foram muito «duras» em relação ao euro.”
    “The prime minister underlined that the British people are not happy with the status quo and believe that the EU needs to change in order to better address their concerns,” said the spokesperson.

  7. Georgina Santos Monteiro

    @ rrocha(zinho) (às 16:59),

    a lista de aqueles, que não querem conviver com o euro é muito comprida.

    a.
    O Reino Unido não faz parte do euro. As razões são outras. Os motivos, outros.

    b.
    Porque é que a Grécia não quis sair do euro, rrocha(zinho)?

    c. […]

    d.
    E não, a burra da Catarina, e o camelo do Louçã, não o querem, realmente sair da moeda euro. Eles fazem só chantagem, para o estrangeiro alimentar estes CRIMINOSOS!!

    e.
    Destruir o euro? Os perversos e decadentes do Bloco? LOL!! Não conseguem.

  8. O be é, como é público, aprecia o ideal trotskista. Trotski também foi um assassino, tal como estaline e lenine. o be gosta dele devido à oposição a estaline. Aliás na extrema esquerda é difícil, senão mesmo impossível, encontrar alguém com notoriedade que não tenha sido um assassino. Nunca me esqueço que o Hitler era um nacional-SOCIALISTA que se coligou com o partido comunista alemão e depois com a rússia (união soviética à altura). Portanto, quando o be ou o pcp falarem de hitler estão indirectamente a falar deles próprios, ou daqueles em que se revêm .

  9. Georgina Santos Monteiro

    @ Muito bem, muito bem, caro asam (Novembro 12, 2015 às 19:50)!

    Assim é. E tudo é verificável. TUDO!

    Muito bem. O porco do Adolf Hitler era e continua a ser SOCIALISTA, UM DA ESQUERDA. Tudo dos mesmos porcos. Do filhos das trevas.

    Eles detestam a ouvir isto, mas assim é. Inegável.

    Muito bem. A Catarina, o Louçã, gostam de matar. Claro.

  10. Pedro Oliveira

    Sou anti-comunista e não faço grande distinção entre nazis e comunistas – tudo lixo, mas a verdade é que o Hitler nunca se aliou com KPD. Aliou-se sim com direitolas idiotas (tipo Costa mas da direita moderada) que pensavam que o podiam controlar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.