Leitura recomendada

Falta António Costa, o homem que destroi muros e une Estaline e Trotsky.
Falta António Costa, o homem que destroi muros e une Estaline e Trotsky.

 Os “anti-comunistas” que ainda não abandonaram a utopia, por Rodrigo Constatino.

Há um tipo de “crítico” do comunismo que considero extremamente perigoso. Falo daqueles que “condenam” os regimes comunistas, vistos como exemplos do “socialismo real”, mas porque teriam sido desvirtuados, desviados de sua essência, de sua verdadeira proposta.

Eles não abandonaram a utopia e não entendem que as consequências nefastas foram resultado inexorável das premissas adotadas. Eles acham que o comunismo é uma boa ideia que foi colocada em prática pelas pessoas erradas. Nada mais falso! (…)

Claro que não! Mas os “moderados” que “criticam” os “excessos” do “socialismo real” não querem largar o osso, abandonar o sonho, a utopia assassina. Para eles, se ao menos aquela ideia “linda” de “igualdade” fosse colocada em prática por pessoas melhores, tudo seria maravilhoso. É muita cegueira ideológica mesmo, não perceber que o mal está na ideologia igualitária, não em sua execução.

O “sonho igualitário”, que de democrático nunca teve nada, simplesmente não combina com a natureza humana. Por isso essa gente quer criar o “novo homem”, um sujeito “abnegado”, “altruísta”, que não tenha ganância alguma e coloque o coletivo acima de seus interesses sempre. Não entendem que forçando a transformação do homem numa abelha eles sempre vão causar morte e escravidão, além de miséria.

 

6 pensamentos sobre “Leitura recomendada

  1. jo

    O texto aplica-se como uma luva aos nossos acérrimos defensores das economias de mercado puras e aos que advogam sempre menos Estado.

    O tal país com capitalismo puro onde corre o leite e o mel não existe porque foi desvirtuado, mas está ali ao virar da esquina.

    Os fanáticos dos esquemas perfeitos confundem-se tanto porque muitas vezes são as mesmas pessoas que mudaram com a moda do momento.

  2. ruicarmo

    Geralmente a incapacidade para perceber ou interpretar o que é lido é trágica. No caso em concreto, é um modo de ser e estar.

  3. Georgina Santos Monteiro

    @ jo (Novembro 8, 2015 às 13:06),

    inventar um monstro que não existe?

    Nada melhor que o capitalismo. Nadinha!!

    Quem o dobro trabalha, tem (!) que ter (!) o dobro, ao fim do mês. Ponto final. Isto é muito realista.

    Agora, o que nunca ciência foi, é essa autêntica estupidez, nomeada comunismo e socialismo. Isso, é que nunca funciona, funcionou, e não vai funcionar.

    O cúmulo dos tempos modernos (ver modernidade) é ter aparecido um bando de vigaristas e ladrões e titular-se com o (falso) rótulo da ciência. LOL!! Fazendo troça da ciência moderna.

    Não, o autor do DN nada pode ter contra o capitalismo. A não ser, que o mesmo nunca o percebeu. O núcleo é: quem o dobro trabalha, o dobro tem que poder ter. Muito realista. O resto são pormenores e variedades.

    Agora o nosso problema é que, com burros não pode haver discussões frutuosas. Eles querem-nos só roubar e mandar em quem sabe. Isso é inaceitável. Quem guerra quer, guerra a terá! Ponto final. Eles é que começaram com a guerra, para não haver malentendimentos. Eles é que são os mentirosos.

    Mas o capitalismo é perfeito. Muitos não gostam dele, porque não gostam de trabalhar.

  4. André Miguel

    Se na pré-história existisse socialismo ainda vivíamos em cavernas.
    É incrível como as pessoas não percebem que é a diferença que faz a evolução e não a “igualdade”…

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.