Mais uma actualização das sondagens da RTP / Universidade Católica e da TVI-Público-TSF / Intercampus, desta vez relativamente ao dia de hoje, 24 de Setembro.
Mais uma actualização das sondagens da RTP / Universidade Católica e da TVI-Público-TSF / Intercampus, desta vez relativamente ao dia de hoje, 24 de Setembro.
O Costa a naufragar até já se agarra a submarinos!
dúvida: se o total nao é 100%, o diferencial refere-se aos indecisos?
Eu não dizia?
Vai para a sucata, o gajo.
Estas sondagens são meras tendências, a base muda ao fim de uns dias, de forma parcial. O que vejo é que independentemente das mudanças na base, o PS está a fritar em lume brando e o Jerónimo anda a capitalizar.
Na sondagem da Católica, a diferença entre PàF e PS é de 7% e a margem de erro de 3%. Suponho que a leitura possível seja “PàF e PS estão tecnicamente empatados com uma possível diferença de apenas 1%”.
Na sondagem da Intercampus, a diferença entre PàF e PS é de 5% e a margem de erro de 3,1%. Aqui a leitura é mais optimista, “PS, até 2,2% à frente da coligação PàF, mantém esperança na maioria absoluta”.
Joaquim Amado Lopes,
A distribuição de erro de uma sondagem não é linear. É segundo a distribuição normal. Ter-se-ia de aplicar o teste de CHI² para saber qual a probabilidade de, neste caso em específico, os dois terem a mesma percentagem. Julgando pelo intervalo de pouco mais de 6%, e com dois desvios padrão sendo os tais 3,1% do erro (95% de confiança), a probabilidade de a Coligação ter percentagem de votos inferior ou igual à do PS será cerca de 1/400, ou 0,25% (1/20 de 1/20)
Se me dissessem: bom!, tem 400 rebuçados num saco, sendo 399 de cianeto e um de morango…
Não tenho tabelas comigo, mas este número aproximado tenho na cabeça, o tal dos dois desvios padrão. O intervalo sendo superior a 2×2 desvios padrão (7%), a percentagem é ainda inferior.
A Eurosondagem continua muito caladinha…
Prognosticos seguros só depois do fim do jogo…