Dragão vermelho perdeu a chama?

Creative Commons | Dylan Pech @flickr.com
Dylan Pech @flickr.com

Oito anos atrás escrevi o seguinte sobre o milagre económico chinês:

A maioria dos eleitores não consegue identificar as políticas monetárias dos Bancos Centrais como tentativas socialistas de gerir a economia. As consequências dessas intervenções serão, portanto, atribuídas ao capitalismo e não ao socialismo.

Já mais recentemente (em 2012) o André Abrantes Amaral avisou:

Os comunistas em Pequim têm um medo de morte de perder o poder. Por isso, além de incitarem o sentimento nacionalista, tudo controlam, ignorando as correcções que, em qualquer sociedade onde o estado pouco intervenha, são feitas através de um diálogo diário e silencioso, entre consumidores e produtores. Como reconhecer o erro é, naquele regime doentio, meio caminho andado para ser posto em causa, o partido comunista chinês joga tudo por tudo numa fuga para a frente. O tal passo em frente em direcção ao precipício. Não há falências, porque é mais fácil ignorar as regras de contabilidade. Mais fácil, mas mais doloroso. Para a China e para nós.

Hoje, enquanto estamos distraídos com a Grécia, no Observador leio: “Com todos os olhos postos em Atenas, a bolsa chinesa derrapa 30%”

 

11 pensamentos sobre “Dragão vermelho perdeu a chama?

  1. Joaquim Amado Lopes

    A China não era uma das candidatas a “salvar” a Grécia das garras dos terroristas da Zona Euro?

  2. Baptista da Silva

    Finalmente essa questão é abordada, tenho que andar na Imprensa estrangeira para saber desses “pormenores”, descobri que o observador.pt já tinha noticiado, mas o resto da imprensa anda muda e calada. Isto é uma aterragem violentíssima da economia, nada de bom prevejo para a China e nós (Europa) vamos levar por tabela.

  3. A china perdeu apenas acima de 1/3 do seu PIB em menos de uma semana em valorização bolsista. O grande problema é que, como em 1929, eram os camponeses e os anciãos que andavam a levar a bolsa para cima.

    Muita gente de classes baixas ou perdeu o que tinha ou perdeu o que pediu emprestado. E diz-se à boca pequena por lá que quem ficou a ganhar foram os tubarões do partido (lê-se nos jornais dissidentes, e o termo usado não é exactamente tubarão e tive de o ir ver ao dicionário silábico).

    Esperem a guerra. A meu ver começa ainda este Verão contra as Filipinas ou o Vietname. E aqui estão os porta-aviões fixos, cujos já estão prontos.

    https://img.washingtonpost.com/rf/image_1484w/2010-2019/WashingtonPost/2015/05/26/Editorial-Opinion/Images/2015-04-17T041931Z_01_SIN101_RTRIDSP_3_SOUTHCHINASEA-CHINA-RUNWAY-1856.jpg?uuid=_v18qgPdEeWL2se06aj3rA

  4. Baptista da Silva

    Cada vez mais acho que a aterragem está a ser violenta, os Cantões chineses empacotaram divida, os chineses investiram em grande na bolsa, o Yuan foi impresso loucamente estilo QE encapotado para baixar a cotação.

    Mas que grande bolha… vai doer.

  5. antonio

    O Shanghai stock exchange ainda está positivo 10% este ano, neste momento está a preços de Março. Uma correção de uma subida rápida demais.

  6. antonio

    Lembro que o DAX (indice Alemão) de Abril (máximo de sempre) até hoje teve uma correção de 15% e ninguem achou importante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.