Uma bolha?

QE

Já escrevi algumas vezes sobre o Quantitative Easing (aqui, aqui e aqui). Em síntese, enquanto a liquidez não for canalizada para a economia real, enquanto os mecanismos de transmissão da política monetária continuarem débeis, e enquanto essa liquidez continuar a ser investida nos mercados de capitais, não existe um problema substantivo com o QE. Ou seja, o problema não é o início do QE. O problema é o seu fim. O tapering do QE implicará secar a liquidez, absorvendo-a dos mercados. Excepto se existir poupança suficiente para ser reinvestida nos mercados será uma queda abrupta, e alguém perderá muito dinheiro.

Adenda: talvez seja interessante recordar que a crise financeira de 2007-08 foi em muito impulsionada pela reversão da política monetária acomodatícia e com o aumento das taxas de juro, que secaram liquidez e começaram a por um travão na insanidade que varria o mercado imobiliário. E o resto é o que se sabe.

6 pensamentos sobre “Uma bolha?

  1. CN

    Certo.

    Embora expressões como “liquidez não for canalizada para a economia real” são algo enigmáticas.

  2. Hugo

    Quando liquidez for canalizada para a economia real a inflação vai disparar porque os bancos vão atirar o dinheiro para os empréstimos quando as acções e os bonds deixarem de ser rentáveis.

  3. castanheira antigo

    A liquidez injectada beneficiou apenas os bancos cujo modelo de negocio mudou , sendo basicamente investidores nos mercados de capitais em vez de prestadores de emprestimos á economia . Logo a economia nada beneficia e a velocidade monetaria cai a pique levando á deflacção .
    Isto , aliado ao aumento de impostos e a repressao fiscal exagerada não augura nada de bom para o mundo ocidental.

  4. Nuno

    Daí tão grande hesitação no tapering e na subida das taxas directoras. Eles sabem que o mercado está viciado e que a derrocada pode ocorrer mal os especuladores desconfiem que a política acomodatícia acaba de vez.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.