Alemanha defende perdão de dívida à Holanda

É mais ou menos isto que foi anunciado ontem: Passos e Albuquerque acordam utilizar 43 milhões do fundo de coesão para abater dívida da Madeira.

Madeira

3 pensamentos sobre “Alemanha defende perdão de dívida à Holanda

  1. Luis C.

    Isto parece ” economia para totós” mas o CGP deveria saber a razão porque estatisticamente o PIB per Capita da Madeira aparecia nesses valores antes de 2014, quando a “riqueza” do centro internacional de negócios da Madeira entrava nas contas deste cálculo, mas essa “riqueza” não era real nem derramada na economia regional.

    Se não sabe, devia ter vergonha…

    http://www.dnoticias.pt/actualidade/economia/517867-pib-per-capita-da-madeira-abaixo-da-media-da-uniao-europeia

  2. Carlos Guimarães Pinto

    Luis C., o artigo que linkou desmente o seu comentário e demonstra que o PIBpc da Madeira é o segundo maior do país.

  3. Luis C.

    Lisboa: 108%
    Algarve: 79%
    Madeira: 74%
    Uma região em terceiro lugar e com um PIB per capita de 74% da média ( para além de todos os constrangimentos da insularidade ) da UE é comparável à Holanda… ok!

    Acrescento, citando o PM
    “A verba do fundo de coesão que será desbloqueado este ano ascende a 43 milhões de euros, e só será possível disponibilizar porque mudou o sistema de contas do Eurostat. A receita gerada pelo centro de negócios da Maderia deixou de ser contabilizado para o PIB per capita. Passos Coelho, no entanto, referiu que essa verba se destina “a abater dívida do passado”

    1 – até ao ano passado, a Madeira não tinha acesso a fundos de coesão porque o calculo do PIB per capita era artificialmente ( porque não tinha repercussões na economia real) insuflado pelo “offshore”
    2 – a UE ( repito a UE ) alterou o método de contas e deixando o “offshore” de entrar no calculo do PIB per capita, a Madeira passou a ter direito aos fundos de coesão. No entanto, ao contrário de outras regiões, a Madeira não vai utilizar esse valor para investimento mas sim para abater na divida À Republica – saldo neutro no orçamento de Estado…

    Bater na Madeira é uma espécie de desporto nacional, bem típico das coisas que os esquerdalhos fazem quando batem no capital, nos patrões, etc etc… num blogue deste gabarito espera-se melhor…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.