É a democracia, estúpido! Como a Segurança Social só é sustentável em ditadura

socialsecurityAlguns membros do Partido Socialista (por exemplo, o João Galamba aqui) têm afirmado que a Segurança Social deixou de ser sustentável devido à política económica deste governo. Vamos assumir então que isto é verdade. Vamos então fingir que tudo estava bem com a Segurança Social em 2011 quando o governo de Sócrates chegou perto de não ter dinheiro para pagar pensões. Vamos fingir também que a Segurança Social não tem obrigações a rondar os 200MM€, mas apenas 10MM€ em activos (menos de um ano de pensões) para cobrir essas obrigações futuras. Vamos fingir que nada disto é verdade e que, de facto, a segurança social era perfeitamente sustentável até este governo aparecer.

Se o PS acredita verdadeiramente nisto, só tem uma solução: defender a privatização do sistema de pensões. Se o PS acredita que basta uma má governação económica para colocar em causa décadas de descontos, deveria defender um sistema que protege os futuros pensionistas deste risco. Mas não, o PS continua a exigir aos portugueses que todos os meses depositem o correspondente a metade do seu salário líquido num sistema que assumem ser muito vulnerável. Em vez de devolver parte destes descontos para que os trabalhadores portugueses possam poupar para a sua reforma individualmente, comprando imobiliário, acções, depósitos, etc (até o falido GES tem mais activos para pagar as suas obrigações do que a segurança social), o PS quer continuar a obrigar os portugueses a contribuir para um sistema que consideram frágil.

Claro que há uma outra mensagem implícita no discurso do PS: a segurança social só é sustentável com o PS no governo. Ou seja, o problema não é o sistema em pirâmide da segurança social, o problema é a democracia.

5 pensamentos sobre “É a democracia, estúpido! Como a Segurança Social só é sustentável em ditadura

  1. Henrique

    Os activos não cobrem um ano, porque os “activos” são divida pública (oh a ironia).

  2. JP-A

    Pergunte-se aos senhores do PS que pousam na AR e nas máquinas do Estado se eles vão aos hospitais públicos e centrais onde alguns doentes chegavam a esperar num corredor de urgência durante uma semana por uma cama, na legislatura anterior (do PS, que por qualquer motivo estranho, ninguém da comunicação social sabia), ou se andam a passear de médico em médico nos melhores privados, e se pagam ou não pagam consultas a 3 ou 4 euros. Pode ser que assim se perceba melhor o verdadeiro significado por detrás do “PIGS” com que a Europa nos carimba. Isto é um problema que nos está no sangue e chama-se falta de honestidade.

  3. Jose

    “Claro que há uma outra mensagem implícita no discurso do PS: a segurança social só é sustentável com o PS no governo. Ou seja, o problema não é o sistema em pirâmide da segurança social, o problema é a democracia.”

    Não, se é sustentável ou não é indiferente. O importante é conseguir votos para chegar ao poder. Tudo o demais sobra.

  4. Como todos os Ponzi schemes, a SS so “funciona” enquanto os que metem dinheiro sao em maior numero dos que tiram dinheiro. Nao e’ de todo o caso da SS Portuguesa ou das SS Europeias. O resultado final vai ser o colapso, como acontece em todos os Ponzi schemes, sejam do genero “legal” ou do genero ilegal.

  5. JP-A

    Da série Toninho Cambalhotas:

    2014:
    «O socialista António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, defendeu quinta-feira à noite, em Coimbra, que é preciso um “grande consenso político e social” para enfrentar os problemas de fundo do país.»

    2015:
    «Líder do PS insistiu que em relação à maioria PSD/CDS não haverá a mínima hipótese de compromisso, conciliação, convergência ou “qualquer outro sinónimo” existente num dicionário de língua portuguesa.»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.