Novidades da crise grega

A carta de Tsipras ao FMI: “Não conseguimos pagar”

Bancos gregos a três semanas da insolvência

Recordo que para António Costa “Vitória do Syriza é um sinal de mudança que dá força para seguir a mesma linha”

13 pensamentos sobre “Novidades da crise grega

  1. Lima

    O senhor costa não pensa no que diz nem tão pouco diz o que pensa.
    Mas não tem problema
    Tal como o camaleão numa hora está de uma cor na hora seguinte está de outra.
    E está bem acompanhado. Recuperou a tralha socrática, que Seguro tinha deitado no contentor, e sente-se seguro como chefe daquela tralha

  2. A insurgência desespera pelo fracasso grego.
    Eu, que trabalhei 43 anos e agora tenho o valor monetário da reforma cortado unilateralmente em 20%,
    rezo para que os gregos tenham êxito e possam, com o seu exemplo, contribuir para que eu possa ser ressarcido da extorsão.
    E agora?!…

  3. Baptista da Silva

    Prometeram ao povo tudo e mais alguma coisa, com um pormenor, prometeram com o dinheiro dos outros. Agora, levam com a realidade, e vão acabar por não cumprir uma das promessas utilizadas para conquistar o eleitorado do centro, a permanência no euro.

  4. Rui Silva

    Caro João Brito,
    Só na mudança monetária de escudo para euro (relembro a taxa de conversão: 200.242) você e todos os outros ganharam mais que 20%. Agora com a realidade a impor-se, se você pensar um bocadinho não perdeu nada. Tinha ganho algo a que não tinha direito.

    cumps

    Rui SIlva

  5. Miguel Alves

    João de Brito.
    Nesses 43 anos de trabalho (acredite que o admiro por isso), totalize os totais de descontos que fez para a segurança social.
    Agora verifique quanto recebeu da mesma segurança social desde que está reformado e veja quanto sobra e para quanto tempo ainda dá..
    Tenho feito este exercicio com regularidade a pessoas com o mesmo discurso que o João de Brito, e acredite em mim, a Matemática não lhes é favoravel… rapidamente mudam o discurso para os BPN’s e os Bes etc…

    E isto a partir do principio que todos os descontos efetuados para a segurança social são só e apenas para a reforma. O que não é verdade.

    Atenciosamente.

  6. João de Brito,

    Se eu e o senhor implementássemos um esquema como a Segurança Social na praça pública, o mais certo era sermos investigados pela policia e passarmos uns anos na cadeia. A SS é um esquema Ponzi, só que legalizado. Estes esquemas caem quando o número de pessoas que entra no esquema diminui, neste caso a SS vai cair mais tarde ou mais cedo porque a nossa população activa não está nem a tornar-se mais produtiva, nem está a aumentar em número. Quer isto dizer que no futuro ou os seus filhos e netos vão levar mais porrada fiscal para lhe pagar a reforma ou ainda lhe vão cortar mais na reforma.

    Mas a culpa não é dos reformados, a culpa é de políticos como o Tsipras e da comunicação social que continuam a vender mentiras como estas às pessoas e que quando aparece alguém a dizer que isto não é sustentável logo o crucificam como inimigo dos pobres e oprimidos.

  7. JP-A

    “A insurgência desespera pelo fracasso grego. Eu, que trabalhei 43 anos e agora tenho o valor monetário da reforma cortado unilateralmente em 20%,”

    Ou seja, você confunde o sintoma com o problema. Sinceramente, vote PS ou BE porque o seu voto estará muito bem entregue a quem melhor o representa. Só queria informar que em Maio de 2011 a questão que se colocava para o mês seguinte era você não receber absolutamente nada, em vez do corte de 20%.

  8. O que me dizem tem toda a lógica, dentro do regime/sistema.
    Aliás, se raciocinarmos com os pressupostos de um sistema, nunca saímos dele, como é óbvio.
    Mas, do lado de fora, eu pergunto:
    – O que descontei, durantes longos anos de trabalho duro, não justifica a pensão a que julgo ter direito. Muito bem. E o que justifica as obscenas fortunas herdades por um qualquer ocioso e petroleiro califa, conseguidas por especuladores batoteiros dos mercados, desviadas por banqueiros sem escrúpulos, roubadas por políticos corruptos… tudo dentro da mais sólida legalidade?!…

  9. JP-A

    “Juros da Grécia disparam mais de 400 pontos e superam os 25% a dois anos”
    (Jornal de Negócios, Maio 2015)

    “Vitória do Syriza é um sinal de mudança que dá força para seguir a mesma linha”
    (António Costa, Janeiro 2015)

    Vou repetir-me: este tipo é um PERIGO!

  10. Luís

    «Estes esquemas caem quando o número de pessoas que entra no esquema diminui, neste caso a SS vai cair mais tarde ou mais cedo porque a nossa população activa não está nem a tornar-se mais produtiva, nem está a aumentar em número. Quer isto dizer que no futuro ou os seus filhos e netos vão levar mais porrada fiscal para lhe pagar a reforma ou ainda lhe vão cortar mais na reforma.

    Mas a culpa não é dos reformados, a culpa é de políticos como o Tsipras e da comunicação social que continuam a vender mentiras como estas às pessoas e que quando aparece alguém a dizer que isto não é sustentável logo o crucificam como inimigo dos pobres e oprimidos.»

    A mais pura das verdades.

    A Segurança Social é uma banha de cobra. Só não cairia que o avanço tecnológico resolvesse o problema energético.

    O futuro será feito de cortes no valor das pensões, aumento da idade da reforma, e alterações nos padrões de consumo.

  11. PiErre

    Pois eu descontei durante 42 anos, não para o Estado mas para uma Caixa de Previdência privada. Depois, quando estava prestes a ser reformado, foi lá o Estado e confiscou todo o dinheiro que estava depositado na conta bancária à ordem da Caixa. O Estado arrecadou esse dinheiro não sei aonde e começou a distribuí-lo pela malta que nunca descontou. Dizem que foi para o Governo comprar votos e se perpetuar no Poder. Agora dizem que o Estado não tem dinheiro e arranjam umas “explicaçôes” esquisitas que conseguem convencer até as almas bem formadas que escrevem postes ou comentam nos blogs. A mim, no entanto não me convencem.
    Se isto não é um roubo e uma velhacaria Estatal, não sei o que seja.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.