Autocensura?

AntonioCostaBluePencils3

É curioso que jornalistas tão ávidos de notícias quentes não tenham pegado no caso do óbvio ataque à liberdade de opinião do director-adjunto do Expresso (Ricardo Costa, director daquele semanário, por razão familiar, tem mantido o silêncio). Notáveis excepções são os artigos online do Observador, jornal i e Correio da Manhã.

Claro que a decisão sobre o que publicar é opção editorial de cada entidade. Talvez pensem realmente não ser do interesse público ou sejam mais tolerantes por políticos com quem partilham ideologias. Ainda pior (especialmente hoje, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa), pode ser que tenham receio de futuras represálias, caso Costa seja nomeado primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.

Felizmente, nesta era digital, a informação já não consegue ser facilmente “esquecida” numa qualquer gaveta da redacção.

Anúncios

8 pensamentos sobre “Autocensura?

  1. Rick

    E são todos Charlies.
    Mas, isto dá-nos boa conta do que é a imprensa portuguesa. que há muitos anos não para de empurrar o socialismo para o poder.
    Infelizmente, a RTP é igual ou pior, porque tem o dever de tratar todos por igual. Não há outro critério possível para uma estação pública.
    É bom lembrar que toda esta camarilha que se autocensura para manipular os acontecimentos, é a mesma que se reclama de lutadora antifássista e que comemora os Abris e o fim da censura prévia suave do Estado Novo.

  2. JP-A

    Deve dar um bom ambiente ter diretores assim num jornal.
    As pessoas devem sentir-se bem e motivadas.

  3. Alexandre Carvalho da Silveira

    Ainda me lembro o que é que aconteceu ao pobre do Relvas por se ter atrevido a telefonar para o Publico. O Ricardo Costa não teve tempo de comentar o mau-feitio do mano, porque tem andado entretido a comentar na SIC o elogio feito por Passos Coelho ao Dias Loureiro.

  4. Marquês Barão

    O Costa Ricardo, que tudo sabe e de que tudo fala, nesta lá de casa cala-se? Na próxima que apareça se não tomar a posição que lhe é exigida é melhor nem abrir a boca.

  5. Marquês Barão

    Só para gozar o prato seu eu fosse o nosso 1º, a um qualquer jornalista dos que gostam de me bater diria um sms assim:

    Senhor NSPMLCLFA.XPTO. Saberá que, em tempos, o jornalismo foi uma profissão de gente séria, informada, que informava, culta, que comentava. Hoje, a coberto da confusão entre liberdade de opinar e a imunidade de insultar, essa profissão respeitável é degradada por desqualificados, incapazes de terem uma opinião e discutirem as dos outros, que têm de recorrer ao insulto reles e cobarde para preencher as colunas que lhes estão reservadas. Quem se julga para se arrogar a legitimidade de julgar o carácter de quem nem conhece? Como não vale a pena processá-lo, envio-lhe este SMS para que não tenha a ilusão que lhe admito julgamentos de carácter, nem tenha dúvidas sobre o que penso a seu respeito. EUPEDROAPEDREJADO

    Vamos lá só para ver o que acontece

  6. Maria RR

    Marquês Barão, cuidado, não induza o Coelho a cometer o crime de roubo de propriedade intelectual! Você é uma armadilha…

  7. Manolo Heredia

    Uma coisa o ACosta conseguiu, foi que falassem nele e no que ele anda a fazer. O boicote é tal que só 3 jornais não resistiram à tentação de comentarem.

    e resto é fácil de ver que o referido SMS não tem nada a ver com o referido artigo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.