O dedo do Varoufakis

Este artigo pretende ser um breve explicador para o bizarro fenómeno do dedo do Varoufakis.

1. Varoufakis participou numa conferência em Zagreb, em 2013, onde efectivamente disse “Greece should default […] and stick the finger to Germany”, o que em português traduzido pelo Bloco de Esquerda seria algo como “A Grécia deveria mostrar o dedo à Alemanha”, e em bom português seria “a Alemanha pode enfiá-lo pelo **”;

Este é o video original, publicado no YouTube há mais de um mês (minuto 40).

2. Um programa alemão convidou, há poucos dias atrás, Varoufakis a explicar-se. Este referiu que “the video was doctored”, isto é, adulterado, e que este nunca havia mostrado o dedo, para total estupefacção do apresentador alemão, cuja lisura não lhe permitia compreender o que se estava a passar;

3. Dado o ridículo de toda a situação, e numa clara demonstração do peculiar humor alemão, um comediante decidiu fazer um vídeo satírico, reconstituindo o video original mas sem mostrar o dedo. Note-se o twist de humor: eles deturparam o video, retirando o dedo de Varoufakis.

4. O The Guardian e os outros jornalistas, exasperados por repor a virgindade de Varoufakis, noticiam que o video do dedo é falso, feito pelo humorista do ponto 3. Varoufakis reporta o video feito no ponto 3 como sendo o verdadeiro.

5. O humorista do ponto 3, usado no ponto 4, faz um video a esclarecer que o video do dedo é mesmo original, e que o fake sem o dedo era uma sátira deles.

Posto isto, é agora óbvio que a Grécia virou um kindergarten. Folgo em saber que a ala esquerda do PS sempre se distanciou do Syriza, não é assim?

13 pensamentos sobre “O dedo do Varoufakis

  1. JS

    Independentemente de o gigantesco hiper-iluminado dedo ser, ou não, do actaul Min. das Finanças grego, o facto é que semelhante dígito serviu de fundamentado pretexto para que muitas das mais brilhantes mentes mundiais demonstrassem, à saciedade, a péssima gestão das finanças gregas feita pelo actual titular, descorando completamente um pequeno detalhe: quem até agora ministrou as finanças gregas, e fê-lo durante décadas, até não foi o fulaninho atraz do dedo, NEM O SEU PARTIDO.

    E as entidades (1) que durante essas décadas fomentaram, e instigaram com OUTROS Min. das Finanças, o jogo do “endividamento saudável” … resolveram, de súbito, agora, estar chocadíssimas. Pés no chão!. ESTES (todos os ?) gregos “não sabem colaborar”.

    (1)- Não sem primeiro terem transferido as (saudáveis para eles) dívidas contraídas a bancos para uma entidade supra-nacional, ela mesma, também, legal sim, defenida e protegida por bem elaborados “Tratados”, mas de muito discutível democraticidade.
    Comboios que o pessoal apanha, mesmo que não queira.

  2. António

    JS,

    Estes gajos do Syriza são tão burros que vão acabar como culpados de tudo, tudo o que fizeram, o que quiseram fazer, e até o que nunca fizeram.

    Mas os culpados são eles que se meteram e estão a meter onde estão, a jeito de serem bodes expiatórios. Que nos sirvam de exemplos para evitarmos os iluminados do genero que por cá existem…

    Depois vêm os iluminados da direita…Le Pen e assins…

    E a Goldman Sachs, aquela que ajudou o Estado grego a falsificar dados das finanças durante anos e anos a fio, a rir-se… a Godman vai com todos. É com liberais democratas, é com conservadores de direita, iluminados da esquerda, facistas, nazistas, despotas africanos…Avé Avé Avé Maria…

  3. Francisco

    Mas será preciso um dedo em riste para identificar o pensamento do grego? Querem fazer de mim grego? Jamais….

  4. Carlos Fontainhas, chegou atrasado. O vídeo do humorista a contar que foi ele a criar o video a mostrar o dedo é também ele satírico. A Bild, tabloide alemão, referiu que ainda hoje a ZDF iria esclarecer isso tudo, sem sátira difícil de interpretar para não-alemães.

  5. José7

    O Varoufas que ponha o dedo no dele, e a seguir meta-o na boca, que de Portugal ele e os gregos só deviam era levar bostas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.