Então e o multiplicador?

ECB_2355219b
Este edifício custou mil milhões de Euros, mas isso pouco interessa. Com o multiplicador keynesiano este investimento gerará coisas incríveis para gerações actuais e vindouras.

Alguns keynesianos, entre os quais João Galamba, estão indignadíssimos com o custo do novo edifício do BCE, que se estima em mil milhões de Euros. O que custa a compreender, tendo em conta que estes seguem e acreditam numa escola económica que advoga abrir e fechar buracos, e que refere que, sempre que não haja pleno emprego, o multiplicador da despesa pública é superior a 1, isto é, por cada 1€ gasto, existe um incremento do PIB superior a 1€. Aliás, o cúmulo da apoteose keynesiana seria se essa despesa tivesse sido paga com dinheiro acabado de imprimir, fluindo das impressoras do BCE para o bolso do construtor, assim monetizando-a.

Logo, o que estes keynesianos deveriam estar a reclaramar era por um edifício umas 100 a 200 vezes mais caro, e cuja construção aliás nunca terminasse, mantendo assim a despesa a fluir eternamente — que é o rendimento dos outros, recordam-se? —, num círculo económico virtuoso. Uma espécie de Sagrada Família, mas em Frankfurt. Ou, numa visão 2.0 do abrir e fechar buracos, estando permanente a construir e logo a seguir a destruir sedes do BCE, actividade ainda mais potenciadora do PIB, pois requer diferentes ofícios. Enfim, tarefa árdua esta de compreender os Harry Potters da economia.

13 pensamentos sobre “Então e o multiplicador?

  1. 4.8% não sei se será perto do pleno emprego, desconheço o desemprego estrutural da Alemanha. Mas isto é um projecto europeu, certamente que tem escrivaninhas francesas, trabalhadores portugueses e ferragens italianas. Puxa, ainda por cima gera spill overs. Havia de ser um BCE por mês!

  2. Compreendo a sugestão e a legitimidade que lhe preside.
    Reconheço que sou um intruso num espaço que outros criara e mantêm com muito esforço e outro tanto mérito.
    No entanto, ouso fazer um reparo:
    – Por que não aceitam a diferença e um certo contraditório? Não acham que só enriqueceria o debate?
    Seja como for, não ficarei revoltado, se decidirem silenciar-me.
    Ficarei até grato pelas oportunidades que me deram até agora.
    Boa noite!

  3. Repare, João de Brito, todo este blog é um contraditório ao que lê diariamente no Público, no JN, no DN, o que ouve na TSF ou o que vê na SIC Notícias. É um contraditório ao discurso mainstream socialista, anti-austeridade; e um contraditório a um Estado grande, intervencionista e evasivo. É um contraditório à fábula do colectivismo e do bem-comum. É um contraditório a isso tudo, e acho que basta.

    E não se preocupe, não será silenciado nunca, excepto em caso de insulto. Nós gostamos de pensadores livres, da diferença e do indivíduo, mesmo quando tal opinião é contrária à nossa. Desde que nunca nos seja imposta, claro está.

  4. Foronideo, se está a falar do edifício do BCE, quase de certeza que sim nas áreas públicas. É o hábito em Frankfurt am Main, excepto em alguns (poucos) centros comerciais.

  5. Kubo

    > “Da lista VIP nem uma palavra! Como é possível?!”

    Listas de VIP´s é o que há mais neste Sítio/Protectorado da Europa. Os VIP´s são as Elites que temos; no Séc. XIX eram Condes/Barões/Viscondes. Hoje são Catedráticos de catedratices, eminentes economistas estradistas de suculentas PPP’s, Empresários de sucesso do compadrio com o Estado, etc..

    Palavras para quê? São artistas portugueses…

    Ou ainda pensa que com a Abrilada somos todos iguais? Acredita ainda nas palavras palavrosas destas Elites?

  6. A. R

    “Ficarei até grato pelas oportunidades que me deram até agora.” E eu também quando os sicários do PCP devolverem os arquivos da pide que cunhal e outros bandidos traidores levaram para Moscovo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.