O partido da oposição venezuelana Primero Justicia apresentou nesta quarta-feira uma queixa junto do Ministério Público da Venezuela por suposto financiamento ilegal do partido espanhol Podemos, por parte do Governo de Caracas. De acordo com um comunicado do Primero Justicia, o deputado que apresentou a queixa, Julio Montoya, afirma que o executivo da Venezuela contratou, nos últimos anos, a fundação Centro de Estudos Políticos e Sociais do partido Podemos por 14 milhões de euros.
Montoyo indica que os contratos realizaram-se através de diferentes organismos estatais, como a empresa de comunicações Cantv, o Instituto Venezuelano dos Serviços Sociais e o Ministério da Alimentação. O deputado da oposição afirma que nos próximos dias vai apresentar “documentos que provam os contratos entre o Podemos e o Estado da Venezuela” e que vão incluir no processo os “nomes de pessoas relacionadas com o Governo que têm empresas de fachada que são utilizadas para a obtenção de dólares norte-americanos” que foram depois transferidos para o partido espanhol.
financiamento ilegal do partido espanhol Podemos
Na Venezuela, pelos vistos, é ilegal financiar partidos políticos estrangeiros.
Na União Europeia não é. Há imensas instituições europeias que financiam partidos políticos estrangeiros.
Estou a ver que para si o financiamento venezuelano é irrelevante.
Irrelevante nunca é. Assim como não o são os do BES, Mota Engil, Soares da Costa, Sonae, BCP…
O pior é que se esquecem dos declarar…
Miguel Noronha,
irrelevante não é, mas não é grave. Há montes de partidos que são financiados por fontes estrangeiras. Durante muito tempo, o PSD e o PS foram financiados por instituições alemãs. Nem por isso deixaram de exprimir os pontos de vista de muito portugueses. Da mesma forma o Podemos, seja qual fôr o seu financiamento, exprime as opiniões de muitos espanhois.
Penso que, num regime liberal, os partidos devem ser livres de receber financiamento estrangeiro. Ou não?
Portanto ser financiado por uma fundação alemã ou pelo governo venezuelano vai dar no mesmo.
Estou esclarecido.
Miguel
Não dá ao mesmo! A Alemanha é nosso parceiro na UE e quer queiram ou não bem nos socorreu quando o sócrates nos levou à falência.
O chavez/madurão/socrates sacaram-nos….
O governo venezuelano é um estado pária: é uma ditadura sanguinária do tiro na cabeça. Havia mais democracia no estado novo