Coligação?

Hoje, no Económico, a propósito de uma eventual coligação PSD-CDS:

Em 2011, PSD e CDS formaram uma coligação para fazer face à situação de emergência e gerirem um plano de assistência exigente e impopular. Portugal está hoje mais livre e autónomo nas suas decisões, mas longe ainda de poder respirar de alívio face à fragilidade do nosso tecido económico e à ameaça de regresso aos maus caminhos que surpreendentemente ainda inspiram certas forças políticas que sobrevivem vendendo facilidades e inveja aos Portugueses.

É fundamental nesta fase que PSD e CDS sejam capazes de apresentar os resultados do esforço colectivo e o risco que existe de tudo se desperdiçar, se não formos capazes de prosseguir um caminho de rigor nas contas públicas, e acentuar, agora que estamos ligeiramente mais fortes, o ritmo reformista iniciado em 2011.

Há muito por fazer, na alteração do perfil da nossa economia, na reforma do Estado, na produtividade geral do país, no sistema de pensões, na fiscalidade, na concorrência e na transparência.

PSD e CDS são partidos morfológica e ideologicamente distintos, com bases partidárias que nem sempre olham com empatia para o respectivo parceiro de coligação. As percepções de cada um em relação às capacidades e motivações do outro não são sempre coincidentes, sendo particularmente exigente um exercício de alinhamento, quer programático, quer na constituição das respectivas equipas numa coligação pré-eleitoral.

Apesar das dificuldades e fragilidades, é fundamental que PSD e CDS sejam capazes de se apresentar em coerência perante o eleitorado, prestando contas sobre o que foram os últimos quatro anos, em verdade, naquilo que foi possível fazer e no que se falhou, propondo aos portugueses um novo programa que ajude a consolidar os esforços feitos e aponte sem reservas aquilo que são os riscos da demagogia política e dos novos populismos da esquerda radical, que mais não são que as mesmas ideias de sempre, que até hoje só conduziram, onde foram ensaiadas, à pobreza e à destruição das liberdades.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.