21 pensamentos sobre “Os Felídeos Gregos

  1. Gonçalinho

    O meu biólogo interior não consegue deixar de criticar a inclusão de um canídeo numa lista de felídeos. Ou é falha na tradução à grega? 😉

  2. Simão

    Pelo que se vai sabendo…..a sequência está ao contrário.
    A conversa e a atitude de Tsipras & Varoufakys não “arrefece” , pelo contrário (para estupefacção geral dos que estão habituados a repetir referendos até as nações votarem “certo”).
    O objectivo dos DOIS (súbitamente toda a gente se olvidou do “compagnon de route” do Syriza) partidos que governam a Grécia é o “GREXIT”. Claro que não o assumiram antes das eleições, por motivos óbvios mas, para variar, é interessante ver (como alguém neste blog já referiu) um governo cumprir o seu programa.
    Não é já, já, até porque a saída do Euro requer um mínimo de tempo de preparação política e logística (imprimir a nova moeda, p.ex).
    Mesmo que nos “bastidores” se tenha já assumido a saída de Atenas do Euro nós, e os gregos (coitados), seremos sempre apanhados de “surpresa”…..numa qualquer destas sextas-feiras…..depois do fecho dos “mercados”…….. 🙂

    PS (salvo seja) – É óbvio que esta questão se transformou num jogo geopolítica que excede muito a questão financeira grega. O governo grego apercebeu-se disso e, sendo também um “peão” está a tentar o máximo de ganhos (na perspectiva deles). O que eles NÃO querem é ficar com o pesado ónus de saír por si mesmos. Querem que pareça que foram corridos para poderem voltar a choramingar a Atenas e dizer ao povo: “aqueles malandros é que nos correram, nós até queríamos negociar e somos uns gajos com uma fatiotas porreiras e tal….buááá, buááá….agora temos que ligar ao Obama…buááá, ou ao Putin….buááá´…ah….e amanhã vamos recordar o Drachma ó pessoal…..”

  3. Simão,

    Quando os gregos souberem as contrapartidas que o Putin ou o Hu Jintao lhes pedirão pelo seu dinheirinho, irão a correr chamar de novo a Troika e erguerão uma estátua ao Samaras, o anterior primeiro-ministro, o que aguentou a pancada.

    Podem chorar, mas estão é bem lixados. Só tenho pena dos gregos que votaram na Nova Democracia.

  4. tina

    Fenomenal, Carlos, muito inspirado!

    Uma das vantagens de a Grécia sair do euro, é que de futuro, com a desvalorização automática do dracma, não se verão em alhadas destas, pois o mal é logo cortado pela raiz.

  5. Simão

    “Quando os gregos souberem as contrapartidas que o Putin ou o Hu Jintao lhes pedirão pelo seu dinheirinho, irão a correr chamar de novo a Troika e erguerão uma estátua ao Samaras, ”

    ahahah 🙂 Está boa sim senhor mas o Francisco M. Colaço esqueceu-se de outra opção: USA.
    (em sites americanos já corre o rumor que Tsipras & Varoufakys se preparam para lançar o Drachma com um “peg” ao…….US Dollar.
    Não esquecer que, nos últimos dias, Washington tem tido elevada (passe o eufemismo) benevolência com o governo de Atenas.

    Varoufakys disse há uns dias que não querem prolongar o programa do Troika porque têm dívida (e proferiu, com coragem note-se, um “estamos INSOLVENTES) a mais isso era forçar o “toxicodependente” a aceitar mais “droga”.
    Usando a mesma alegoria parece-me que estão é a querer mudar de “dealer”. 🙂

    Situação interessante em tempos interessantes. Uma “Caixa de Pandora” se eles saírem. Ninguem (mas mesmo NINGUÉM, nem economistas nem políticos) assume saber todas as potências consequências de um GREXIT: Uncharted waters.

    A acompanhar!

  6. Simão

    Os media estão curiosos sobre a indumentária de Varoufakys enquanto que a a Media alemã diz que……as mulheres alemãs estão “seduzidas” pelo ministro grego.
    Isto é um pagode! 🙂

    por cá também já não faltam as análises que se fazem “urbi et orbi” sobre o governo grego:
    http://expresso.sapo.pt/gregos-popstar=f909797

    ahaha

  7. «O post é sobre os gregos ou sobre o esportingue.» (presumo pergunta).

    É sobre o Sporting de Katrastrophis, uma equipa grega treinada por um tipo chamado Leónidas e que, dizem, está neste momento a treinar no desfiladeiro das Termópilas. O que se diz por aí é que Leónidas vai ser despedido em cerca de setenta e duas horas, por causa de um tal pastor Efialtes (Esteves), que deu ao inimigo o segredo da táctica desportiva em troca de umas garrafas de xarope iraniano.

  8. Simão,

    Se os dracmianos têm a cola ao dólar, como poderão imprimir? E se imprimem, têm de intervencionar quando imprimem a mais. E se intervencionarem, não fazem absolutamente mais nada, pois irão passar o tempo a tentar arranjar um diluente de cola que os descole da ventoinha, a qual entretanto estará já cheia das matérias fecais do programa so Syriza.

    O que aconselho para a Grécia é que aprendam a transformar bosta mental sysizesca em ouro. Essa sim, a nova pedra filosofal da terra da filosofia, e dá também muito jeito pelos lados do Largo do Rato.

  9. Simão

    Sr.Colaço……. agora desiludiu-me pois, a meu ver, fez uma análise simplista.
    No mundo multipolar de hoje há muitas “shades of grey” (não resisti 🙂 ) e oo que hoje é
    amanhã pode já não o ser.
    Já agora, em jeito de “rodapé” apenas lhe digo…..após um período, no curto prazo, de grandes dificuldades, no médio a longo prazo a saída do Euro da Grécia poderia melhorar, e muito, a vida dos gregos.
    É essa possibilidade (defendida por muitos nos média económicos internacionais) que os “capatazes de Bruxelas” não querem que seja sequer testada. Habituados a não serem questionados, habituados a que todos se comportem como invertebrados, habituados a obrigar Nações a repetir referendos até ao resultado tido por “certo” por estas sumidades…..compreendo o desconcerto perante o desalinho dos gregos.
    É só o princípio quando o Podemos em Espanha e a FN na França forem governo (o que pode acontecer perfeitamente)…..we will see the “chicken coming home to roost”.
    Nessa altura (não se esqueça deste dia) falamos. 🙂

    PS – no que concerne ao germanismo e aos nórdicos a unidade quebrou-se pois agora temos o chanceler austríaco, a partir da bela Viena, a desdobrar-se em panegíricos ao governo de Atenas.

    Vai ser interessante.

  10. Simão,

    Há realmente vários tons de cinzento. Mas os cinzentos mais vermilhóides conduzem sempre à negra fome.

    Vasco,

    Os bancos gregos já foram esvaziados pelos gregos, confiantes, como eu e o Vasco sabemos, nas capacidades do abutre, digo, do ministro das finanças. Podem encurralar, mas os cavalos a esta hora já passaram a fronteira a Oeste de Pecos. 😉

  11. Simão,

    Quando o Podemos for poder em Espanha, a FN na França e o Beppe Grillo na Itália, o menos com que Portugal terá de se preocupar será com o que Bruxelas manda.

    Nesse dia o Simão terá de aprender a cultivar batatas e couves e começar a esquecer o ai-padi e o que tentaram fazer com que aprendesse no seu curso universitário.

  12. Simão

    “Nesse dia o Simão terá de aprender a cultivar batatas e couves….”

    De família oriunda do Nordeste Transmontano……estou preparado. 🙂

    PS – (vade retro) – Tá mal da FN e do Podemos…..ora bolas……A Srª Marine até diz umas coisas acertadas…..tal como o incontornável Varoufakys……….

  13. Simão

    “tá mal falar da FN e do Podemos” digo………….

    Reconheçamos que o Syriza (e o seu parceiro de ultra-direita) têm atingido os objectivos. Têm sido (para espanto geral) incansáveis.
    Entrelinhas.

  14. Meu caro,

    Se a Europa se acobarda e acompincha o Syriza, amanhã todos serão Syriza, excepto a Srª Merkel e os países da disciplina financeira. Está a ver o que acontecerá à Europa?

    Wenn die Kriegswinden wehen… é bom cheirar o ar.

    Como disse, e já deve ter percebido que não uso frases significativas em vão, ou a Europa manda a Grécia passear ou a Europa vai passear. Bebé e banho. No primeiro caso, sobreviveremos, no segundo poderremos sempre pedir a adesão à União Euroasiática.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.