Artigo de Luís Rosa no i
Trabalhei com um jornalista, assumidamente do PS, que analisava qualquer caso judicial sobre políticos com uma lente infalível: “não há corrupção na esquerda. A direita, por defender o capital, é naturalmente corrupta”. Uma visão simples que o deixava dormir mais descansado e que lhe permitia ver num processo contra uma figura de esquerda uma conspiração da direita.
Vem esta pequena história a propósito de muitas das posições dos comentadores de esquerda sobre a prisão de José Sócrates. Ouve-se e ficamos incrédulos. Parece que a elite de esquerda, num assomo aristocrático, pensa que não somos todos iguais perante a lei.(…)
Estes são os factos que conhecemos e nenhum deles justifica as críticas que temos vindo a ouvir – a não ser que esses comentadores tenham saudades do corte e tesoura dos conselheiros Noronha de Nascimento e Pinto Monteiro que impediram outra investigação legítima a José Sócrates.
Seja qual for o político, chame- -se Passos, Portas ou Sócrates, todos devem ser escrutinados, e sem contemplações, pela Justiça. Não há PS, PSD ou CDS que lhes valha. Não é uma Justiça igual para todos que destrói a democracia – é a impunidade.
A detenção de Sócrates, como a de Ricardo Salgado ou prisão de Isaltino Morais ou as condenações de Maria de Lurdes Rodrigues, demonstram que o princípio da igualdade de todos perante a lei começa a ser aplicado em Portugal. E isso só fortalece o nosso regime democrático. Os tempos estão a mudar. Habituem-se.
Os comentadores de esquerda e os Marques Lopes.
Sócrates em detrimento de crimes, como no passado pedófilos em detrimento dos abusados na Casa Pia. Não mudou absolutamente nada! ZERO! Melhor dizendo, a única coisa que mudou foi o controlo da situação.
No entanto, ainda não vi nenhum desses comentadores defender o bom nome de Sócrates. Aliás, ninguém, mas mesmo ninguém, veio defender a sua honra. É incrível como apesar de tantos apoiantes e amigos, ninguém veio pôr as mãos no fogo por ele como é costume nestas ocasiões. Que mundo execrável esse em que os socialistas vivem.
Mas fazem outra coisa.
E não só os socialistas.
Toda a gente com voz e pena na comunicação social.
Quase sem exceção.
Até os bobos oficiais da corte.
Todos eles, em tempos de “normalidade”, fingem que batem nos partidos e no regime.
Agora, que a coisa parece mesmo feia, é vê-los todos a protestar contra o aparato da justiça, a chamar a atenção para a má imagem que estamos a dar do nosso país…
Reparem bem: para eles, a má imagem vem da justiça, não da corrupção!…
Não admira.
É que todos eles, da esquerda à direita, passando pelo centro, vivem, e muito bem, da e com esta podridão que nos enterra.
Só não gosto deste artigo no que se refere à impunidade com que o PCP e o BE passam no meio disto tudo. Talvez não seja do vosso tempo, mas nunca ninguém investigou todas as negociatas do PCP com a respectiva transposição de capitais para a URSS que se descobriu em numerosos documentos na extinta RDA ou a conduta da autarca do BE da Câmara de Constança. Tenho dito.
Excelente artigo de Luís Osório a pôr os pontos nos is. A barragem mediática que está a ser montada a propósito de coisas que não aconteceram , como as tvs terem filmado a detenção do Sócrates é que nos deve preocupar muito.
O Marques Lopes é um comentador de esquerda. Pelo menos em metade dos dias.
Luis Osorio ou Luis Rosa?
Do Luis Rosa
Os ataques à Justiça por parte da Esquerda está a ser um verdadeiro escândalo! Os mesmíssimos que ainda há poucas semanas atacavam o Governo por, segunde eles, pressionar ao Tribunal Constitucional. A detenção do indivíduo tem, pelo menos, o mérito de fazer sair da toca e mostrar-se à luz do dia, a multidão de comentadores e jornalistas que, na sombra, andavam a cozinhar as vitórias do PS nas próximas legislativas e do indivíduo detido para as presidenciais. É ver como eles se contorcem e espumam contra a Justiça.
Têm razão. Vou corrigir o lapso
“Os mesmíssimos que ainda há poucas semanas atacavam o Governo”
Ou melhor, os mesmos que há semanas parece que queriam ver OS EXTRACTOS BANCÁRIOS do PM. É bom que se tenha memória.
Panorama revelador.
Direi que é o mesmo em favor do Benfica.
Pobres, socialistas e benfiquistas, a herança de Salazar.
Ó zé luis, não tomes os comprimidos não…que ainda te dá alguma coisinha má.
António Xavier,
Não é preciso ir muito longe. Basta chamar à colação o Barão vermelho.
Não é de esquecer que a única presidente de câmara do BE, uma tal ‘Anita’, foi acusada de corrupção pelo Ministério Público. A tipa tinha dissentido do PCP e também nesse período de comunismo à soviética não foi nada impoluta.
Os Mrques Lopes, como os Pachecos Pereiras foram seleccionados para zurzir no governo. Agora zurzem na Justiça para proteger o “amigo” das cabalas. Mas a SIC, que estava no aeroporto, é inepta, já que nem uma imagem de Sócrates conseguiu mostrar e dizem que até filmou o carro errado. Já vi detenções com muito mais espalhafato. Mas não defendo a convocação ou aviso da comunicação para deter qualquer cidadão.
A Tina fique descansada porque não tardará a aparecer o Soares Senior a apostrofar a Justiça e a ameaçá-la com o direito à indignação por deter um homem sério e por ofensa à ética republicana. O Alegre virá de imediato tristemente aplaudir. O que me preocupa muito é o papel do SSSr. Pinto Monteiro.