Sócrates. Há uns mais iguais do que outros

Artigo de Luís Rosa no i

Trabalhei com um jornalista, assumidamente do PS, que analisava qualquer caso judicial sobre políticos com uma lente infalível: “não há corrupção na esquerda. A direita, por defender o capital, é naturalmente corrupta”. Uma visão simples que o deixava dormir mais descansado e que lhe permitia ver num processo contra uma figura de esquerda uma conspiração da direita.

Vem esta pequena história a propósito de muitas das posições dos comentadores de esquerda sobre a prisão de José Sócrates. Ouve-se e ficamos incrédulos. Parece que a elite de esquerda, num assomo aristocrático, pensa que não somos todos iguais perante a lei.(…)

Estes são os factos que conhecemos e nenhum deles justifica as críticas que temos vindo a ouvir – a não ser que esses comentadores tenham saudades do corte e tesoura dos conselheiros Noronha de Nascimento e Pinto Monteiro que impediram outra investigação legítima a José Sócrates.

Seja qual for o político, chame- -se Passos, Portas ou Sócrates, todos devem ser escrutinados, e sem contemplações, pela Justiça. Não há PS, PSD ou CDS que lhes valha. Não é uma Justiça igual para todos que destrói a democracia – é a impunidade.

A detenção de Sócrates, como a de Ricardo Salgado ou prisão de Isaltino Morais ou as condenações de Maria de Lurdes Rodrigues, demonstram que o princípio da igualdade de todos perante a lei começa a ser aplicado em Portugal. E isso só fortalece o nosso regime democrático. Os tempos estão a mudar. Habituem-se.

16 pensamentos sobre “Sócrates. Há uns mais iguais do que outros

  1. JP

    Sócrates em detrimento de crimes, como no passado pedófilos em detrimento dos abusados na Casa Pia. Não mudou absolutamente nada! ZERO! Melhor dizendo, a única coisa que mudou foi o controlo da situação.

  2. tina

    No entanto, ainda não vi nenhum desses comentadores defender o bom nome de Sócrates. Aliás, ninguém, mas mesmo ninguém, veio defender a sua honra. É incrível como apesar de tantos apoiantes e amigos, ninguém veio pôr as mãos no fogo por ele como é costume nestas ocasiões. Que mundo execrável esse em que os socialistas vivem.

  3. João de Brito

    Mas fazem outra coisa.
    E não só os socialistas.
    Toda a gente com voz e pena na comunicação social.
    Quase sem exceção.
    Até os bobos oficiais da corte.
    Todos eles, em tempos de “normalidade”, fingem que batem nos partidos e no regime.
    Agora, que a coisa parece mesmo feia, é vê-los todos a protestar contra o aparato da justiça, a chamar a atenção para a má imagem que estamos a dar do nosso país…
    Reparem bem: para eles, a má imagem vem da justiça, não da corrupção!…
    Não admira.
    É que todos eles, da esquerda à direita, passando pelo centro, vivem, e muito bem, da e com esta podridão que nos enterra.

  4. António Xavier

    Só não gosto deste artigo no que se refere à impunidade com que o PCP e o BE passam no meio disto tudo. Talvez não seja do vosso tempo, mas nunca ninguém investigou todas as negociatas do PCP com a respectiva transposição de capitais para a URSS que se descobriu em numerosos documentos na extinta RDA ou a conduta da autarca do BE da Câmara de Constança. Tenho dito.

  5. Alexandre Carvalho da Silveira

    Excelente artigo de Luís Osório a pôr os pontos nos is. A barragem mediática que está a ser montada a propósito de coisas que não aconteceram , como as tvs terem filmado a detenção do Sócrates é que nos deve preocupar muito.

  6. Luís Pereira

    Os ataques à Justiça por parte da Esquerda está a ser um verdadeiro escândalo! Os mesmíssimos que ainda há poucas semanas atacavam o Governo por, segunde eles, pressionar ao Tribunal Constitucional. A detenção do indivíduo tem, pelo menos, o mérito de fazer sair da toca e mostrar-se à luz do dia, a multidão de comentadores e jornalistas que, na sombra, andavam a cozinhar as vitórias do PS nas próximas legislativas e do indivíduo detido para as presidenciais. É ver como eles se contorcem e espumam contra a Justiça.

  7. JP

    “Os mesmíssimos que ainda há poucas semanas atacavam o Governo”

    Ou melhor, os mesmos que há semanas parece que queriam ver OS EXTRACTOS BANCÁRIOS do PM. É bom que se tenha memória.

  8. António Xavier,

    Não é preciso ir muito longe. Basta chamar à colação o Barão vermelho.

    Não é de esquecer que a única presidente de câmara do BE, uma tal ‘Anita’, foi acusada de corrupção pelo Ministério Público. A tipa tinha dissentido do PCP e também nesse período de comunismo à soviética não foi nada impoluta.

  9. Os Mrques Lopes, como os Pachecos Pereiras foram seleccionados para zurzir no governo. Agora zurzem na Justiça para proteger o “amigo” das cabalas. Mas a SIC, que estava no aeroporto, é inepta, já que nem uma imagem de Sócrates conseguiu mostrar e dizem que até filmou o carro errado. Já vi detenções com muito mais espalhafato. Mas não defendo a convocação ou aviso da comunicação para deter qualquer cidadão.
    A Tina fique descansada porque não tardará a aparecer o Soares Senior a apostrofar a Justiça e a ameaçá-la com o direito à indignação por deter um homem sério e por ofensa à ética republicana. O Alegre virá de imediato tristemente aplaudir. O que me preocupa muito é o papel do SSSr. Pinto Monteiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.