Desmantelemos o Populismo Através da Tecnologia

Excelente discurso da guatemalteca Gloria Alvarez intitulado Desmantelemos o Populismo Através da Tecnologia contra o populismo; e pela defesa do uso da razão e dos direitos naturais. A transcrição em Português (do Brasil) pode ser encontrada aqui.

2 pensamentos sobre “Desmantelemos o Populismo Através da Tecnologia

  1. tina

    “Outra coisa que faz o populismo é anular a dignidade das pessoas, fazendo-as não se sentirem capazes e nem dignas para governar suas próprias vidas, necessitando de alguém que maneje absolutamente tudo para poder seguir adiante. (Um exemplo é a bolsa família no Brasil que mais escraviza do que liberta, que substitui o salario pela esmola que garante o voto aos populistas e não a libertação da pobreza para está e as futuras gerações de votantes dependentes.)

    A definição de Florentino me parece fundamental quando afirma que “o populismo ama tanto os pobres que os multiplica”, porque o que busca é a multiplicação da miséria para continuar recebendo um voto, através de qualquer troca material com os (votantes dependentes) pessoas.”

    Mulher de visão, sem dúvida.

  2. tina

    Mais:

    “O mecanismo que os populistas usam é seguir com esse discurso: alguém está mal por que alguém está bem. Nossa obrigação é corrigir esta situação. O fato de uma pessoa acumular riqueza não impede que outra também o faça mas, para tal, se necessitam instituições, segurança jurídica, respeito ao estado de direito e sobretudo resgatar em nossos parlamentos o respeito e a admiração pelo debate de ideias com argumentos, razão e lógica.

    Contudo, uma população que não têm acesso a uma educação de qualidade não vai exigir de seus políticos um debate com lógica e com argumentos e, claro, vai se deixar manipular facilmente através das paixões manipuladoras.”

    Aqui está a ser um bocadinho ingénua. Ainda não sabe que o problema reside na inveja e não na educação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.