Banha da cobra (II)

Em adenda ao que o Miguel Noronha, e muito bem, alerta aqui, importa notar que a PT SGPS está cotada numa plataforma bolsista chamada Euronext, que resultou da fusão das Bolsas de Lisboa, Paris e Amesterdão. Esta sociedade é privada, e a maioria do capital não é sequer nacional. As bolsas seguem normas comunitárias. Assim, a aquisição da totalidade do capital de uma empresa cotada tem de ser feito por via de uma “Oferta Pública de Aquisição” (“OPA”), não sendo legalmente possível proceder-se a uma nacionalização. No dia em que o Estado português nacionalizasse uma empresa cotada, por estar “barata”, haveria uma fuga imediata de capitais estrangeiros de todas as restantes empresas cotadas, procedendo-se à destruição imediata do nosso mercado de capitais. Para além de que tal iniciativa nunca seria legalmente aceite no quadro da União Europeia.

Uma eventual nacionalização da PT Portugal, nas mãos de uma empresa estrangeira, a Oi, para além das razões apontadas acima, no caso da PT SGPS, abriria uma frente litigiosa com o Brasil, sem proporções.

Quando forem votar, pensem se querem dar poder a quem escreve este tipo de disparates.

6 pensamentos sobre “Banha da cobra (II)

  1. ricardo

    A PT SGPS que é a empresa cotada não presta serviços de telecomunicações – trata-se apenas de uma holding que detem as acções da Oi e o calote do GES.
    A empresa de telecomunicações chama-se PT Portugal e é uma subsidiária da Oi.
    São duas empresas diferentes.
    Toda agente fala do assunto sem saber do que fala.
    Ao Tavares dá-se desconto porque o homem é um conhecido imbecil.
    É deprimente.

  2. Outra situação talvez relevante foi a venda da BAA à Ferrovial. Após 3 anos da venda aos espanhois o “regulador” ordenou a venda do aeroporto de Gatwick and Stanstead para evitar um “monopólio” (monopólio que nunca foi um problema nos 10 anos precedentes à venda!!!). Ou seja, provavelmente há mecanismos para o estado intervir, infelizmente o estado é fraco e manifestamente incompetente em zelar pelos interesses dos contribuintes.

  3. rrocha

    O governo podia nacionalizar a PT SGPS dividia em PT Má e NOVA PT obrigando os concorrentes (MEO NOS CaboVisao Vodafone) a pagar o prejuizo !!!
    Nao era ma ideia pois nao?

  4. HL

    O rui Tavares talvez ache que o valor das acções da oi representativas do capital da PT SGPS valem mais do que o cotado e ai deve convencer o seu partido e amigalhaços a adquirir o máximo de títulos da mesma 🙂
    Milhares de pequenos accionistas agradeceriam pela criação artificial de valor pela vaia especulativa…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.