Aprendizagem crítica comunista

RitaBernardino

Afinal existem gulags na Coreia do Norte. Está criada a oportunidade para que a Rita Rato, com o inestimável apoio do camarada Bernardino possa estudar e ler algo sobre a matéria, de acordo com a cartilha oficial do PCP.

Leituras complementares: É melhor consultar primeiro o camarada BernardinoPor cá a Rita Rato disse o mesmo sobre o Gulag.

13 pensamentos sobre “Aprendizagem crítica comunista

  1. carlos

    Para o PCP os gulags comunistas nunca existiram. Este governo é que é fascista, este e todos os outros antes deste.

  2. ZDF

    não muito diferente da proposta CDS de reabilitar os condenados ao trabalho/vida activa em vez de estarem na cadeia a jogar playstation. Ou a limpar matas.

  3. campus

    – as “zonas de ditadura especial”, que são verdadeiros campos de concentração onde se podem encontrar prisioneiros políticos. Existem cerca de uma dúzia desses campos, que reúnem entre 150.000 e 200.000 pessoas. Notarse-á que esse número representa apenas 1% da população global, um nível claramente inferior ao atingido pelo Gulag
    soviético no início dos anos 50. Evidentemente, essa “performance” deve ser interpretada não como o efeito de uma bondade especial, mas antes como a manifestação de um nível excepcional de controle e de vigilância sobre a população.
    Stéphane Courtois e outros -O Livro Negro do Comunismo – Crimes, Terror e Repressão.

  4. Miguel Noronha,

    Suspeita-se que King Jong-Un esteja neste momento morto, doente, deposto ou incapacitado. Não aparece há mais de um mês e não abriu a primeira sessão parlamentar, o que é sintomático.

    Altos responsáveis da Coreia do Norte têm-se reunido com o Ministro da Unificação da Coreia do Sul. Promete-se novidades para fins deste mês, início do próximo. Estou convicto de que a Coreia do Norte se vai reunificar com a Coreia do Sul, com o processo a iniciar-se oficiosamente ainda este ano. Dizem que o que despoletou a crise foi a insistência do Jong-Un em fechar ou dificultar de novo o acesso ao parque industrial de Kaesong, uma espécie de Zona Industrial de Maribel fora das Caraíbas, e que é na prática a única fonte de divisas da Coreia do Norte (além das ajudas internacionais). Esse parque chegou a estar fechado por cinco meses em 2013, o que acarretou perdas de mil milhões de dólares às companhias no parque e mais de 50.000 pessoas (norte-coreanas) sem meio de subsistência.

    Chamem o Bernardino para implantar a democracia por lá.

  5. Miguel Noronha

    Costumo ler um blog que tem todas esses rumores mas ultimamente não tenho tido tempo para o fazer.

    O grande problema é que as informações que vai sainda sobre a Coreira do Norte (não por acaso conhecida por “hermit kingdom”) são apenas rumores. Mas convém não esquecer que nada acontece (pelo menos a nível macro) sem a aquiescência da China e que a Russia continua a ser um parceiro importante.

  6. Considerando que a RT deu voz a esses rumores, e hoje também a ITER-TASS, já sabemos onde cai a Rússia. A China é que é a voz dominante na Coreia do Norte. Sabemos que as relações entre o PC Chinês e Kin Jong-Un estão no mínimo tremidas, a avaliar o que dele se diz na imprensa controlada em Mandarim.

    Sem a China é uma questão de semanas até que mudanças tenham de ser feitas na Coreia do Norte. Com o gordo sem aparecer em público, as coisas estão mudadas. Os próximos tempos serão críticos.

    No mínimo muda a liderança, provavelmente muda a dinastia e o estilo de liderança, com sorte muda o regime.

  7. Miguel Noronha

    Pois. Consta que os chineses estão fartos dele. Duvido que permitam a reunificação. Mesmo assim acho que mesmo mantendo-se na órbita chinesa qualquer abertura será uma melhoria significativa.

    Também não é de excluir algum tipo de acção suicida. Quando se sentirem encurralados e sem (mais) nada a perder.

  8. No gulag, se nao plantassem batatas, nao comiam,,

    No “regime” do CDS, comida , cama e roupa lavada é proporcionada pelo Estado, eles podem sempre fingir que trabalham

    (brincadeira, mas nao resisiti)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.