Já vem atrasado, que tive uma semana atarefada, mas aqui fica o meu texto da semana passada sobre a venda apressada do BES. E aproveito para lembrar que a solução encontrada pelo governo (camuflado de BdP) para o BES é filha do mesmo ar do tempo do país que leva a que Rui Moreira ameace com expropriações proprietários que querem legalmente aumentar as rendas nas suas propriedades, anos a fio depois de uma lei iníqua os impedir de cobrar as rendas de mercado dos arrendamentos mais recentes.
‘[A] forma de fazer o melhor negócio é, evidentemente, não parecer desesperado por vender. Sabe-se: quem está pressionado para vender e tem calendário para cumprir, perde poder negocial – porque interessa mais o momento que o valor. Desta vantagem (só vender se bem), governo e BdP já se desfizeram. Por muito que pm diga que tem 2 anos para vender, é sabido que se quer vender em poucos meses. Há razões para vender cedo. Evitar a erosão dos depósitos no NB (que diminui o valor), eliminar instabilidade ou não fazer parte das tarefas do BdP gerir bancos comerciais. Mas maiores argumentos para a rapidez vêem de outro lado: em 2015 há eleições legislativas e Governo quer ter o assunto BES arrumado na esperança que os eleitores esqueçam este processo miserável. A falha crassa na supervisão pelo BdP (com troca de acusações entre KPMG e Vice-Governador e despromoção deste) apesar da confiança política do governo em quem tão clamorosamente falhou. O provável conhecimento pelo governo desde fins de 2013, que Costa assumiu ter, de que quem administrava o BES montara um ‘esquema fraudulento’ no GES. O primeiro spin do Governo à expropriação do BES, congratulando-se por acionistas – aqueles a quem BdP, CMVM e Governo repetidamente asseguraram estar tudo sólido, tendo até BdP permitido um aumento de capital recente sabendo que o BES era gerido por autores de fraudes – perderem o seu investimento. (Não há partido como o PSD para maltratar, e com gozo, a sua base eleitoral). Ou – o mais grave institucionalmente – como o Governo em todo este processo cobardemente se escondeu atrás do BdP, como se decisões da expropriação e da venda pudessem ser apenas técnicas, quando são sobretudo políticas. A venda rápida é amiga do esquecimento.’Todo o texto aqui.
a erosão dos depósitos no NB
Erosão dos depósitos? O que é isso? Em que consiste?
Não aparecerem novos depositantes e os antigos irem levantando os seus depósitos com medo da incerteza face ao futuro do banco. Logo, o valor dos depósitos vai diminuindo e, com isso, diminuindo também o valor do banco, desde logo porque diminui também a capacidade de conceder crédito.