Manifesto pela Abolição dos Trabalhos de Casa

O meu texto de hoje no Observador.

‘Pego no mote dado por este texto no Observador para falar numa causa que deveria juntar todas as mães e todos os pais com prole em idade escolar: a abolição da peste epidémica que são os trabalhos para casa (ou como o meu filho mais velho, garboso frequentador do 3º ano, diz, Tortura Para Crianças).

Às vezes ouço pessoas referirem-se aos TPC como algo que molda o caráter das crianças, que lhes ensina a primazia do dever (donde o irritante nome ‘deveres’) face aos prazeres da vida que já lhes estão disponíveis; no fundo, são a bala de prata que leva os estudantes ao sucesso académico e até, no caso de jovens em risco, lhes evita uma vida entregue ao crime ou, pelo menos, à mandriagem.’

O resto está aqui.

Anúncios

10 pensamentos sobre “Manifesto pela Abolição dos Trabalhos de Casa

  1. José Silva vaz

    Oh Maria João !…. Essa de você ser boa aluna a matemática sem saber fazer contas de dividir ( com mais de um algarismo no divisor) faz-me logo lembrar aquela história do pais estar muito melhor mas os nativos ainda não terem dado por nada….Treta para embalar ursos!

  2. Maria João Marques

    José Silva Vaz, pois, mas não é treta nenhuma e nem vislumbro o que tem ter recusado a aprender o algoritmo da divisão com ter dificuldades obrigatoriamente com a matemática à conta disso. Era o mesmo que alguém ter-se recusado a aprender a tabuada do 6 e por isso nunca ter conseguido calcular uma tangente. Acha que estou a mentir (porque é disso que se trata o que diz) quando digo que era boa aluna a matemática ou quando digo que me recusava a fazer as contas de dividir? Até lhe digo mais: era boa aluna a matemática no colégio que quase sempre está no topo do ranking das notas de matemática.

  3. Em principio haveria um excelente argumento a favor dos tpc’s – ensinar os alunos a trabalhar sozinhos; no entanto, a partir do momento em que os pais ajudam (ou até fazem…) os tpc’s dos filhos, a situação inverte-se completamente, e os alunos se calhar acabam por ser menos autónomos quando fazem os tpc’s do que quando trabalham nas aulas (ou seja, talvez os tpc’s sejam algo que fazia sentido quando a maior parte da população tinha a quarta classe ou menos, mas que se tornaram obsoletos a partir do momento em que a maior parte dos pais tem habilitações académicas superiores ao nivel de escolaridade que os seus filhos frequentam)

  4. lucklucky

    O TPC é uma das ideias para fomentar auto disciplina mas só faz sentido se o tempo que as crianças passam na Escola for bem menor.

  5. Mas se os pais (ou avôs) obrigam os filhos/netos a fazerem os TPCs, por vezes até marcando uma hora especifica ao dia para o fazerem, que auto disciplina é que se fomenta?

    Só fomentaria a autodisciplina se os pais, em vez todos os dias dizerem aos filhos “Já fizeste os trabalhos?”/”Tens que ir fazer os trabalho!”/”Ás 6 horas vais fazer os trabalhos e só depois disso é que vais para o computador” tivessem durante a maior parte do tempo uma abordagem “hands-off”, combinada com punições exemplares se depois nas reuniões os professores lhes dissessem que os filhos não faziam os tpc.

    [Atenção que isto é a opinião de alguém que em toda a sua vda só educou gatos]

  6. Cfe

    Das raras vezes que discordo da Maria João e por um motivo muito simples: é no TPC que dou conta dos meus filhos terem ou não entendido entendido a matéria em curso. Funciona como medidor e sincroniza pais e professores num mesmo objetivo.

  7. Gil

    Com os tempos de permanência que as crianças e os jovens têm nas escolas e com a (des)organização da vida dos pais, os trabalhos de casa são uma estupidez, um factor de conflito pais/filhos e uma inutilidade.

  8. Mário Pinto

    Fico sempre na dúvida se são os filhos ou os pais quem mais sofre com os TPC mas acredito que é desta vez que vou ficar esclarecido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.