Guerra dos sexos digital

O meu texto de hoje no Observador.

‘Todas as mulheres já devem ter passado por momentos em que se repara que o cérebro do homem com quem se conversa (socialmente, em trabalho, estes momentos não se fazem esquisitos) deixa de funcionar. Fica demasiado distraído a olhar para o decote (especialmente se tiver algum indício de cleavage – e os wonderbra são instrumentos letais para a exibição da inteligência ou eloquência masculinas) ou para as pernas (sobretudo se estiverem pouco cobertas e assentes nuns saltos altos) e esquece-se de manter o fio condutor do raciocínio. Ou o objetivo passa de mostrar a lógica dos argumentos para tocar amigavelmente, no meio do gesticular, na mulher com quem fala. Há casos em que estes comportamentos são ofensivos – o toque pressupõe intimidade que é inexistente ou o senhor faz questão de exibir a opinião de que a mulher com quem interage é só o decote ou as pernas – mas na grande maioria das vezes são inofensivos, divertidos e, até, elogiosos. (De resto, às mulheres também acontece).

Claro que é mais estimulante (e enternecedor) quando a resposta masculina à admiração pelo feminino é a tentativa de nos impressionarem (pela sapiência, beleza, proeza física, status, fortuna – aquilo em que o homem se sentir mais dotado). E no topo há aquela classe de homens – a que eu chamo os grandes elogiadores – que têm uma verdadeira mestria a elogiar mulheres. (Um dos dons mais subvalorizados da história da humanidade.) Elogiam abundantemente, sempre com gosto e doses certas de admiração e atrevimento. Neste caso, o elogio é mesmo uma questão de respeito. Não o respeito puritano, mas aquele que sentimos por alguém que tem uma qualidade que muito valorizamos.

No reverso insultuoso e exasperante das relações entre os sexos temos sermos ignoradas – ou não se dão ao trabalho de reagir (por uma mulher? porquê?), ou desvalorizam o que dizemos e produzimos, ou lembram-nos que somos subalternas de uma hierarquia superior masculina (afinal, a ordem natural das coisas, não é?). E, pior, na estratosfera ofensiva há as ameaças de morte e violação, eventos agradáveis que por estes dias ocorrem frequentemente na net envolvendo sobretudo mulheres opinativas (as mulheres a terem e proferirem opiniões, onde é que isto vai parar?). Algo que se pode com propriedade caracterizar como um curto-circuito cerebral masculino. Mas em ainda mais perigoso.’

O resto está aqui.

21 pensamentos sobre “Guerra dos sexos digital

  1. manuel branco

    A drug addict, a paedophile and a sadist are talking about what kind of women they like. The druggie says, “I like my women like I like my whisky: twenty years old and mixed up with coke.”

    “I like my women like I like my soda: a few months old and flat as hell,” says the paedophile.

    “Well,” says the sadist, “I like my women like I like my wine: one hundred years old and locked up in a cellar.”

    Courtesy of Sickipedia.org: http://www.sickipedia.org/sex-and-shit/women/a-drug-addict-a-paedophile-and-a-sadist-are-talking-4197#ixzz3CH3iukBD

  2. tina

    De um modo geral, os homens são criaturas básicas com um ego inflacionado, que levam tudo de uma forma pessoal. Não há maior humilhação para um homem do que uma mulher, ou outro ser considerado inferior, que lhe faz frente e é essa humilhação que os faz reagir tão violentamente. Em minha experiência, os homens só servem para fazer filhos e depois convém descartá-los o mais rapidamente possível.

  3. Comunista

    “Em minha experiência, os homens só servem para fazer filhos e depois convém descartá-los o mais rapidamente possível.”

    Existem os bancos de esperma, que permitem fazer filhos já tendo descartado o homem.

    A razão porque a serpente tentou a Eva e não Adão foi económica. É que tentando Adão não estaria garantida a tentação de Eva e poderia ter de repetir a tarefa, enquanto tentada a Eva, já chegaria também para o Adão – o pobre coitado. 🙂

  4. tina

    “Existem os bancos de esperma, que permitem fazer filhos”

    O problema dos bancos de esperma é que não se conhecem todas as qualidades do doador de esperma. E já que se vai reproduzir a espécie, convém escolher o melhor entre os machos, o que só é possível com um conhecimento mais aprofundado.

  5. Comunista

    “E já que se vai reproduzir a espécie, convém escolher o melhor entre os machos, o que só é possível com um conhecimento mais aprofundado.”

    O macho perante a perspectiva de acasalar é capaz de criar uma persona completa, um disfarce, que desaparece assim que o o acto é consumado. Acho complicado que se tome a perspectiva de acasalar como a que melhor serve para conhecer o macho…

  6. paam

    “De um modo geral, os homens são criaturas básicas com um ego inflacionado, que levam tudo de uma forma pessoal. Não há maior humilhação para um homem do que uma mulher, ou outro ser considerado inferior, que lhe faz frente e é essa humilhação que os faz reagir tão violentamente. Em minha experiência, os homens só servem para fazer filhos e depois convém descartá-los o mais rapidamente possível.”

    Cuidado… um dia a tina pode dar à luz um violento procriador chauvinista, básico e egocêntrico, que, assim que for descartado, irá voltar para a casa da mãe 😉

  7. tina

    paam, não há esse perigo pois eu ponho um grande ênfase na educação dos meus filhos para serem pessoas boas, protetoras dos fracos, incluindo o sexo oposto.

  8. rmg

    Como marido, pai de filhas, avô de netas e alguém que sempre teve tantas mulheres como homens a trabalhar em lugares de responsabilidade nas empresas que dirigiu diría à “tina” que escusava bem de trazer aqui para a praça pública os seus problemas sentimentais mal resolvidos e as suas bazófias sobre educação dos filhos (que faltam provar).

    Enganou-me bem enganado até hoje : até a achava uma pessoa razoável .
    Estamos sempre a aprender.

  9. hustler

    “De um modo geral, os homens são criaturas básicas com um ego inflacionado, que levam tudo de uma forma pessoal.”, portanto 70% dos machos que andam para aí (não sei se estou a atirara para o ar o número certo) são egocêntricos, egoístas e só pensam em sexo.
    Haverá muitos assim é certo, mas será que são verdadeiramente a grande maioria? Coloca-se uma outra questão, é um problema genético que reside no cromossoma Y ou será um problema de mentalidade, costumes e educação? Deve haver estudos que reportam que o cromossoma Y dos nórdicos é diferente dos restantes povos! 😉

    “Strangely enough in Norway no one seems to accept such attitude, whether it is in the street, at work or in politics. Men seem to actually respect women, and those who don’t get huge social blame for it. Colleagues look at you in the eyes, not in the breasts, and female co-workers are considered as equals, not as coffee and photocopy machines. My first day at work in my Norwegian job my boss even asked for my opinion. ”

    http://afroginthefjord.com/2014/01/05/the-joys-of-being-a-woman-in-norway/

  10. tina

    “Enganou-me bem enganado até hoje :”

    Típico exemplo do ataque de um macho irritado por ter sido confrontado por uma mulher que diz o que realmente pensa.

  11. dervich

    Há pessoas que têm os seus problemas mal resolvidos, talvez tenha sido por isso que foi criado o EI. Consta que também estão a aceitar mulheres – eles não as consideram nada inferiores, principalmente para transportar cintos de bombas…

  12. EMS

    “O problema dos bancos de esperma é que não se conhecem todas as qualidades do doador de esperma. E já que se vai reproduzir a espécie, convém escolher o melhor entre os machos, o que só é possível com um conhecimento mais aprofundado.”

    Os machos também podem selectivos. Ter um filho estupido está longe de ser uma prioridade para um homem.

    Se a Tina estiver mesmo decidida em descartar os bancos de esperma. A sua única opção será sorrir muito e manter a boquinha fechada a todo o custo.

  13. tina

    “A sua única opção será sorrir muito e manter a boquinha fechada a todo o custo.”

    Mais outro porco chauvinista.

  14. EMS

    “Mais outro porco chauvinista.”

    A Tina antes de usar certos termos deveria consultar um dicionário.

    Acontece que ao contrário do que a Tina fez, eu não generalizei metade da humanidade.
    Portanto a sugestão que dei no meu outro comentário aplica-se apenas a si.

    Espero que depois desta minha breve explicação a minha cara Tina se sinta muito especial por eu a ter destacado do resto do sexo feminino.

    E não se esqueça. Uma das coisas mais sexys numa mulher é o seu espirito. À falta disso, o melhor será não revelar essa lacuna a todo o custo. E um sorriso fica sempre bem a qualquer pessoa.

  15. tina

    “E não se esqueça. Uma das coisas mais sexys numa mulher é o seu espirito”

    Mais outra característica típica de um chauvinista, que julga que tudo o que as mulheres querem é agradar aos homens.

  16. Miguel

    Hoje em dia ninguém tem de agradar a ninguém, há gostos para tudo. Cada um faz o que quer.
    A tina tem direito à sua opinião assim como os demais. Se acha que é correto o que faz, continue fazendo, que também o resto do mundo continua com a sua vida.

    Eu simplesmente acho que há o de melhor e pior em todos, sejam mulheres, homens, brancos, negros, asiáticos, etc, etc…

  17. EMS

    “Mais outra característica típica de um chauvinista, que julga que tudo o que as mulheres querem é agradar aos homens.”

    Foi a propria Tina quem disse que os homens só servem para fazer filhos.
    Lamento mas as coisas são mesmo assim, não há volta a dar. Se a Tina não agradar aos homens, terá que recorrer ao banco de esperma caso queira descendência.

    PS: Já se deu ao trabalho de consultar num dicionario o sigificado de “chauvinista”?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.