Uma Agenda Para Uma Década

Creio que o colapso da União Soviética se ficou a dever a um horizonte de planeamento central demasiado curto – apenas de cinco anos. Felizmente, este país à beira-mar plantado, brindou-nos com o António Costa, um homem com visão para propor um plano para uma década, e que vai tornar o país “mais próspero, mais eficiente, mais inovador, mais sustentável, mais coeso e solidário, mais culto, mais influente na União Europeia e no Mundo“; e ao que eu acrescentaria, com mais regressos da Troika.

E qual é a solução mágica, milagrosa e inovadora apresentada pelo António Costa? – deve-se interrogar o caro leitor. A solução passa por quatro pilares muito específicos, concretos e nunca antes experimentados:

  1. A valorização dos nossos recursos, as pessoas, o território, as nossas comunidades, a língua, e as relações privilegiadas com todos os que a falam.
  2. A modernização das empresas e do estado.
  3. O investimento no futuro, na cultura, na ciência e na educação.
  4. O reforço da coesão social

Boa sorte lá com isso, António!

AgendaDecada

Anúncios

13 thoughts on “Uma Agenda Para Uma Década

  1. jacarlos

    Portugal precisa é de menos impostos e menos intromissão politica na vida social e económica das pessoas. E também ajudava uma elite politica equilibrada e com ética que aproveitasse o mandato para servir o Estado e não para se servir do Estado. Políticos que nunca fizeram nada deste os tempos das jotas, a não ser politica, deviam ser afastados. Infelizmente ainda temos uma cultura que acha que “quem não chora não mama ” e “quem não promete não ganha eleições”.

  2. Andre

    Também li essa entrevista do António Costa, por curiosidade, e fiquei-me por essa pergunta.

    Penso que o Inseguro está mais inteligente ultimamente. Foi por se sentir ameaçado que de repente saiu do armário.

    Pena que o PS funcione assim, Portugal precisava de melhor

  3. RJ

    Isto parece aquelas introduções de trabalho de faculdade quando uma pessoa já não tem nada para dizer, mas ainda tem de preencher meia pagina e então começa a debitar palha o mais genérica possível para não dizer nada que o prof não goste

  4. dario

    Que horror! Este Costa é um autêntico vácuo intelectual. Ou será antes um buraco negro? “Investimento no futuro (…)”? Como é que se investe em algo que não se sabe o que vai ser? Mas isto cabe na cabeça de alguém? Só se for na de um completo bacoco. Agenda para uma década? Como é que o putativo primeiro-ministro de um governo com duração de 4 anos propõem um programa operacional para 10 anos? Vai-te catar ó vigarista!

  5. JP Ribeiro

    Quantos anos mentais é que este Costa tem? 9? 11? vá lá, 13? Existe alguém que não concorde com qualquer um destes pontos? Chamar a isto uma estratégia assente em quatro pilares é lmentavel. Uma risota.

  6. Alexandre Carvalho da Silveira

    Este paleio mofento é retirado das conclusões dos “Estados Gerais” do Guterres de 1995, e da versão revista peloo Sócrates em 2005; de dez em dez anos dá-lhes para isto e depois os resultados já sabemos quais são.

  7. Uma agenda para uma década deve ser um bocadinho grossa. Eu uso-as para um ano, e normalmente apenas tenho preenchidos os dois meses seguintes.

    Mas isso lembra-me uma

    ANEDOTA SOVIÉTICA:

    Ao encomendar o seu Moscovich (um carro de caca), um sovietico teria de pagar três mil rublos adiantados, e apenas receberia o carro anos depois.

    Um soviético encomenda e paga o carro. É-lhe dito que o deve levantar dez anos contados a partir desse dia. O homem aponta qualquer coisa num papel e pergunta:

    — É de manhã ou de tarde?

    O funcionário fica perplexo:

    — Homem, estamos a falar de dez anos. Ainda vai perguntar de é de manhã ou de tarde?

    O homem, fleumático, retorque:

    — Tenho mesmo de saber. É que de manhã vem o canalizador consertar uma fuga lá em casa.

  8. Pingback: Ainda o candidato Costa | Caramba, muito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s