O incompetente

pacheco_melo_pt_paginaSegundo o Financial Times, a parte da PT na fusão com a Oi passará de 39,6% para 25,6% devido à exposição à Rioforte. Ou seja, uma desvalorização da empresa de cerca de 35% (na realidade mais do que isso porque a nova empresa também vale menos agora). Luis Pacheco de Melo, CFO da Portugal Telecom que trabalhou 7 anos no BES antes de ser contratado, é responsável por uma perda de cerca de 40% de valor accionista. A perda de apenas uma fracção deste valor justificaria o despedimento, mas Pacheco de Melo mantém-se agarrado à cadeira. Das duas uma: ou a decisão não foi dele ou existem considerações para além da competência para o manter no cargo. Seja qual for a situação, se Pacheco de Melo não sair terá que sair Zeinal ou Granadeiro.

Nota adicional (por indicação do João Miranda): Um dos accionistas da PT é a Segurança Social Portuguesa que perdeu mais de 20 milhões de Euros no último mês à custa desta brincadeira. Se o estado tem feito bem em não se meter na situação do GES, como accionista da PT pedir-se-ia um pouco mais de atenção.

18 pensamentos sobre “O incompetente

  1. Paulo Santos

    O administrador financeiro da PT Luís Pacheco de Melo pediu demissão da PT Portugal há 4 dias atrás. Fica no entanto na Holding de forma a ultimar a fusão. Ainda assim o importante é qeu deixou de ser CFO e Administrador. Convém investigar um pouco mais antes de dizer que está agarrado à cadeira.

  2. Luís Lavoura

    O Carlos veja lá a quem chama incometente…:
    Em 2011 Luis Pacheco de Melo foi distinguido pela Institutional Investor como o terceiro melhor CFO europeu no setor das telecomunicações e o melhor CFO em Portugal.

  3. Luís Lavoura

    Eu não sei quando é que a PT emprestou dinheiro à Rioforte, mas pergunto, será que, nesse tempo, presumivelmente algo longínquo, Pacheco de Melo deveria ter razões para suspeitar da solidez da Rioforte? Eu creio que não. Até há bem pouco tempo, o Grupo Espírito Santo era (creio) muito bem visto no mercado. Por que é que Pacheco de Melo deveria desconfiar?

  4. Carlos Guimarães Pinto

    Luis Lavoura,

    Independentemente da confiança na Rioforte (ele porventura teria melhores informações do que qualquer um de nós), não faz sentido colocar 40% do valor da empresa em risco num só instrumento. Faz parte das boas práticas a diversificação.

  5. k.

    O CFO não podia fazer uma marosca destas sem o aval do conselho de administração inteiro, ou pelo menos uma parte significativa.
    Portanto das duas uma:
    – Este senhor é um “bode expiatório”, e faltam mais cabeças no rol (nomeadamente a do Henrique Granadeiro, enquanto responsável máximo)
    – Este senhor cometeu um crime, e tem de ser preso.

  6. Pedro Azevedo

    a um post com todo o sentido de oportunidade, pedir-se-ia um pouco mais de atenção ao português.

  7. Carlos Guimarães Pinto

    Pedro Azevedo, esse comentário seria válido em todos os meus posts. Ando há 7 anos a escrever sem corrector ortográfico. Isso devia dar direito a uma medalha qualquer.

  8. Foobarpt

    Independentemente da demissão (ou não) do CFO, um hecatombe deste nível implicaria, numa empresa séria, a demissão de pelo menos o CEO.

    E agora a fusão “de sonho” (para alguns políticos portugueses) se tornou num pesadelo.

  9. Luís Lavoura

    Carlos,
    não faz sentido colocar 40% do valor da empresa em risco num só instrumento
    Depende de como você definir “o valor da empresa”. Se se trata do seu valor subjetivo, então Pacheco de Melo dificilmente o pode conhecer. Pacheco de Melo dificilmente pode saber que, se a Rioforte fizer default, o valor percecionado pelo mercado da Portugal Telecom cairá 40% (ele poderá só cair 20%, ou poderá só cair 10%). Pacheco de Melo dificilmente poderia adivinhar que o default da Rioforte faria a PT perder tanto poder negocial no seu negócio com a Oi.
    Se por outro lado aquilo de que Você está a falar é de um valor objetivo da PT, como seja o dinheiro que ela tem em caixa, então eu concordo consigo. Se as minhas poupanças forem 100.000 euros, eu serei parvo se investir 40% desse valor num só empréstimo.

  10. “Eu não sei quando é que a PT emprestou dinheiro à Rioforte, mas pergunto, será que, nesse tempo, presumivelmente algo longínquo, Pacheco de Melo deveria ter razões para suspeitar da solidez da Rioforte? Eu creio que não.”

    Diz o Público:
    “Não só o valor é relevante como a decisão de financiar a Rioforte foi tomada em Abril quando já se sabia que o grupo tinha problemas.”
    http://www.publico.pt/economia/noticia/grandes-empresas-portuguesas-com-exposicao-de-5000-milhoes-ao-ges-1663057

  11. Acerca de “valor objectivo” e “valor subjectivo” – a situação líquida (ativos menos passivos) da PT anda (ou andava…) por volta dos 2 mil milhoes de euros (mais coisa menos coisa), logo uma aplicação de 897 milhões corresponderá a cerca de 45% do patrimonio da empresa.

  12. Luís Lavoura

    Rui Carlos Gonçalves & Miguel Madeira,
    obrigado a ambos.
    Concedo, nestas condições, que de facto Pacheco de Melo fez asneira da grossa.

  13. Rui

    O Luís Lavoura anda aqui a fazer de advogado do Diabo. Estamos perante o “B A BA” da gestão prudencial. Mesmo que a Rio Forte fosse a melhor empresa do mundo, nunca a PT deveria ter aplicado +/- 900 milhões de EUR num único instrumento de uma única empresa. Esta aplicação só se justifica pelas relações existentes entre o GES e a PT. Isto configura gestão danosa e a Administração devia-se demitir em bloco, mas como estamos numa Républica das Bananas, nada acontece. Ainda estamos à espera de uma declaração do Granadeiro, coisa impensável num qualquer outro país dito desenvolvido, enfim …

  14. Luís Lavoura

    O Luís Lavoura anda aqui a fazer de advogado do Diabo.

    Pois ando. É uma figura útil, o advogado do diabo…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.